fbpx
pesquisa por voz para SEO

Considere a pesquisa por voz para melhorar seu SEO

Com o aumento do uso de assistentes virtuais e dispositivos móveis, a pesquisa por voz está se tornando cada vez mais popular. Logo, as empresas precisam adaptar suas estratégias de SEO para garantir que seus conteúdos possam ser encontrados pelos usuários.

Para começar essa otimização, é importante entender que a pesquisa de voz é diferente da textual. Ela é mais longa e interativa, isso significa que as palavras-chave usadas na hora de criar os conteúdos devem ser escolhidas considerando a linguagem mais natural e, geralmente, informal dos usuários. Em resumo, as empresas precisam pensar em como as pessoas falam, e não apenas como elas digitam, ao escolher suas palavras-chave.

Além disso, a pesquisa por voz é mais comum em dispositivos móveis do que em desktops, logo, os sites precisam ser otimizados para dispositivos móveis a fim de garantir uma boa experiência do usuário.

É importante também ter em mente que quando os usuários utilizam a pesquisa por voz, geralmente estão procurando informações imediatas e específicas, por isso, é imprescindível criar conteúdos que respondam de forma clara e objetiva aos possíveis questionamentos das pessoas. Isso ajudará a empresa a se classificar bem nas pesquisas relacionadas ao seu ramo.

Além disso, pode ser considerado o uso de esquemas de dados estruturados em seu site para ajudar a informar os assistentes virtuais sobre o conteúdo de suas páginas. Os esquemas de dados geralmente incluem informações importantes sobre sua empresa, como horário de funcionamento, endereço, informações de contato, informações sobre preços, avaliações e muito mais.

Em resumo, a otimização para pesquisa por voz é uma estratégia de SEO mais ampla, que as empresas devem considerar para garantir que seu conteúdo seja encontrado pelos usuários que a utilizam em seus dispositivos móveis ou assistentes virtuais, como a Siri ou a Alexa, as famosas agentes de software que, além de oferecer serviços, ajudam os usuários a automatizar e executar tarefas.

Portanto, esteja ciente de que você deve trabalhar ativamente para capturar esse segmento importante, especialmente se você for uma empresa local tentando aumentar o tráfego do site.