O logo de uma empresa pode mudar?
- Outros
- agência, identidade visual, marketing, negócios
- 22 de abril de 2019
Tempo de leitura: 5 minutos
Dentre as muitas dúvidas que assolam os empreendedores e administradores, uma das maiores e que gera mais debate é: “o logo de uma empresa pode mudar?”
A resposta para essa pergunta é muito mais simples do que parece, e já te adiantamos que sim. O logo da empresa não só pode como, dependendo do contexto, deve mudar!
A identidade visual e o posicionamento da sua empresa no mercado estão intrinsecamente ligados e, sendo o logo parte importantíssima da sua identidade visual, é necessário dedicar atenção especial para ele, já que se trata da principal imagem da sua empresa, que será utilizada em peças de publicidade on e offline, como cartões de visita, posts para redes sociais, banners e etc.
O receio de promover alguma alteração no logo é justificável, pois pode ser que a mudança não saia exatamente como você imaginou ou que, dependendo da alteração, os clientes não consigam mais reconhecer a sua marca, o que é uma possibilidade caso a alteração não seja feita da forma correta ou não exista um aviso prévio e divulgação para o seus clientes.
Sendo assim, é preciso que você tenha em mente que o logo pode mudar, mas ele não deve ser alterado o tempo todo e muito menos a seu bel-prazer. É necessário um estudo para promover essa mudança com assertividade, a fim de agregar mais valor à sua marca. Lembre-se que o logotipo não deve ser considerado como algo separado do próprio negócio, muito pelo contrário. A escolha de mudar ou não o logo deve ser feita com base em análises objetivas, considerando o mercado que você está inserido e o target que você deseja atingir.
Se você ainda mantém um logotipo antigo, que não representa mais a imagem da sua empresa e que não é apelativo para o seu público alvo, talvez seja hora de considerar uma alteração.
Por que mudar o logotipo da sua empresa?
Diversas empresas, apesar de possuírem muitos anos no mercado, nunca alteraram os seus respectivos logotipos. Nesses casos é preciso considerar que, muitas vezes, o logo que fazia sentido anos atrás, hoje não faz mais. O logo pode ter sido eficaz para transmitir a imagem e valores que, antigamente, você pretendia demonstrar, mas o mercado evolui constantemente, e é preciso que você acompanhe essas mudanças. A noção do que é esteticamente agradável alterou-se nos últimos anos, bem como a forma de se comunicar com o público alvo, e se a sua empresa não acompanhar essas transformações, tanto na forma de fazer negócios quanto na identidade visual, ela pode ficar obsoleta.
Além disso, mudanças nos valores e missão da empresa também podem acarretar a necessidade de algumas alterações no seu logotipo, assim como a variação de target, um novo posicionamento e até mesmo recentes parcerias ou uma fusão. Se você está buscando um novo público-alvo ou pretende expandir seu negócio para novos mercados, repaginar o logo para que ele possa demonstrar esse novo momento da empresa é uma boa opção.
Casos em que o logotipo não foi bem elaborado, seja por questões estéticas ou porque não se comunica com seu target e não é atrativo para ele, também representam um bom motivo para alteração.
Portanto, o momento apropriado para modificar o logotipo depende bastante dos seus objetivos de mercado. Caso você esteja procurando se reposicionar ou demonstrar que sua empresa está se modernizando e passando por mudanças a fim de acompanhar as novas tendências dos consumidores, trocar o logo é uma boa forma de demonstrar isso.
Quando não mudar o logo?
Quando a sua marca já é consolidada no mercado e o trabalho de criação de identidade visual foi bem feito, garantindo que seu logo esteja condizente com os objetivos do seu negócio, não há motivos para mudanças.
Evite mudar o logo puramente por questões estéticas ou porque você está “enjoado” da logomarca atual. A mudança deve ser feita com base em um estudo, sempre considerando a imagem que você quer passar e o público que pretende atingir.
Como mudar meu logo?
Para fazer uma mudança de identidade visual é necessário a ajuda de um profissional com as habilidades necessárias para te auxiliar no processo de criação, afinal, se o logo será alterado, ele precisa ficar ainda melhor que o anterior! Por isso, para fazer a mudança, conte com uma equipe especializada que irá te ajudar a construir um logo e identidade visual que representem a sua marca e ajudem a ajustar o posicionamento da sua empresa no mercado!
Acesse o Insights e Tendências para mais conteúdos!
E nos siga nas redes sociais, Facebook, Instagram e LinkedIn.