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Guia do Planejamento Estratégico: Por onde começar?

Se você deseja que a sua empresa cresça de forma sustentável e contínua, o planejamento estratégico é indispensável! Muitos ignoram esse fato, então, se você quer sair na frente da concorrência, já passou da hora de começar a aplicar o planejamento estratégico no seu negócio. 

O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Segundo o professor e autor de marketing Philip Kotler, o “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado.”

Ficou complicado? 

Então calma que a gente te explica com mais detalhes!

Vamos pensar nas palavras separadamente: planejamento significa “serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes”; já estratégia tem como significado “meios desenvolvidos para conseguir alguma coisa; habilidade, astúcia, esperteza”.

Assim, o planejamento estratégico se trata dos processos relacionados à criação e execução de um plano com a finalidade de atingir determinados objetivos de uma empresa, englobando a definição de metas e criação de ações e cronogramas para alcançá-las.

Quanto às metodologias utilizadas, tudo dependerá de qual alvo você quer atingir, mas podemos garantir que alguns itens serão fundamentais: muita organização, inovação, constância e assertividade nas decisões.

Quem é Philip Kotler
(e porque você precisa conhecê-lo!)

Philip Kotler é um dos mais conhecidos autores de marketing. Entre seus livros temos os clássicos “Marketing 4.0: do tradicional ao digital” e o mais recente “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”.

Baseado na ideia de que o marketing não deve ser apenas parte de uma empresa, mas sim o centro dela, Kotler prestou consultoria para grandes empresas como: IBM, Motorola e Bank of America, e suas ideias e conceitos ainda são fundamentais para os estudiosos do assunto.

Não é à toa que ele ganhou o título de guru do marketing, não é mesmo?

POR QUE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É IMPORTANTE?

Nós vamos responder sem enrolação: com o planejamento, uma empresa consegue alcançar seus objetivos, sem ele, não.

O planejamento estratégico proporciona um nível de organização que favorece o estabelecimento de metas e contribui com o desenvolvimento de planos de ação para realizá-las. Sem ele, as empresas podem até ter objetivos, mas não saberão uma forma eficiente de alcançá-los.

Pense na seguinte analogia: você decide fazer uma viagem para a praia, mas não planeja um itinerário, caminho, horário de saída, qual meio de transporte utilizará, absolutamente nada. Você pode até conseguir chegar na praia, mas irá demorar muito mais e terá muito mais problemas no caminho, o que significa que, mesmo que chegue lá, terá outras dificuldades.

Agora, se antes de partir você decidir qual caminho deverá fazer considerando todos os prós e contras de cada um, quais são as paradas, onde irá abastecer e se hospedar terá um trajeto e viagem muito mais tranquilos.

E essa é a ideia do planejamento estratégico: direcionar a empresa a avaliar todas as possibilidades e criar um plano de ação com base em fatos para percorrer o caminho mais assertivo e conquistar os objetivos traçados.

Além disso, vale citar também que o planejamento estratégico interpreta um papel importante na hora de melhorar o engajamento das equipes, pois ajuda a proporcionar resultados visíveis e mensuráveis, o que ajuda os profissionais a verem a importância de suas atividades e como elas são essenciais para a empresa possa alcançar o objetivo em comum.

Considerando tudo isso, o planejamento é essencial para que sua empresa possa crescer de forma contínua e sustentável.

Como está a gestão nas médias empresas?

Entre as 100 empresas entrevistadas:

20% não possui um modelo de gestão
20,9% afirmam não apresentar nenhum crescimento;
44,1% afirmam que apresentam pouquíssimos crescimentos;
Somente 10% afirmaram ter uma estratégia bem definida para os próximos 3 a 5 anos;
47,6% dos líderes dizem não possuir ações de médio e longo prazo definidas;
33, 7% não adotam indicadores;
33,3% não trabalha com plano de ação e prazos para as metas;
76% não tem metas desdobradas para todas as áreas;

*dados: consultoria Falconi

Os dados são bastante preocupantes, principalmente considerando a importância do planejamento estratégico. Então fica aí uma reflexão: você quer sair a frente da sua concorrência ou fazer parte desse time com pouco ou nenhum crescimento?

COMO FAZER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Realizar o planejamenyo estratégico não é uma tarefa fácil. São muitas etapas e processos que devem ser realizados e revisitados constantemente para garantir o sucesso do planejamento. Para começar a desmistificar esse processo, separamos os primeiros pontos que você precisa pensar para começar:

Estabeleça metas

Onde você quer chegar?

Agora que você sabe quais são os problemas que devem ser resolvidos e como cada setor pode melhorar sua atuação, você pode começar a estabelecer as metas da sua organização.

Analisando tanto o cenário da sua empresa quanto do mercado, projete onde você deseja estar a curto, médio e longo prazo e, a partir disso, defina o que você deve realizar para alcançar essas posições definidas.

É importante lembrar que suas metas não podem estar dissociadas do propósito e valores que você definiu durante a construção do branding!

Defina os indicadores que devem ser acompanhados

Com as metas bem definidas fica mais simples determinar indicadores para acompanhar a evolução das atividades e processos que devem ser realizados para ser bem-sucedido.

Assim, os indicadores também fazem parte do planejamento estratégico e devem ser desenvolvidos de acordo com cada departamento e suas responsabilidades, abrangendo toda a organização.

Considerando esse cenário, o ideal é que você tenha um objetivo geral e, então, o seccione em metas mais sucintas, por departamento. Isso ajudará todos a entenderem sua contribuição para o todo.

É importante lembrar que os indicadores precisam ser tangíveis e desafiadores, mas, mas sempre realistas e condizentes com a realidade da sua empresa, afinal, caso eles sejam muito difíceis podem acabar desmotivando a equipe.

Mantenha um acompanhamento periódico

Agora que você já tem definido as metas, indicadores e plano de ação, defina também um período para fazer um balanço sobre o andamento das atividades. Isso é importante para determinar quais metas foram alcançadas ou não, o porquê de determinadas atividades não terem sido concluídas e recalcular estratégias de acordo com o saldo do período, seja ele positivo ou negativo.

Você deverá definir uma periodicidade para esses balanços, mas é importante lembrar que os acompanhamentos diários e semanais não podem ser deixados de lado.

Estabeleça um plano de ação

Agora que você já sabe onde quer chegar, é preciso planejar como fará isso, ou seja, quais atividades você precisa completar para alcançar as metas definidas!

Para isso, faça um passo a passo de ações e delegue-as para responsáveis por sua execução, montando também um cronograma para evitar que determinadas atividades se arrastem por muito tempo.

Nesse momento, é importante que você note quais tarefas são interdependentes e quais devem ser prioridade para evitar perder tempo com incumbências pouco importantes que tomarão tempo valioso que poderia estar sendo dedicado em coisas mais urgentes.

Por isso, enquanto estiver definindo o cronograma priorize as atividades que farão uma diferença real para que a estratégia final não seja prejudicada./para que seja bem-sucedida

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Mais organização

O planejamento torna tudo mais tangível, desde as metas até o que deve ser feito para alcançá-las. Assim, quando tem-se definido quais são os objetivos e como chegar até eles, a organização também fica muito mais simples, evitando perda de tempo com problemas decorrentes da falta de organização.

Decisões mais assertivas

Com o planejamento é possível tomar decisões baseadas em fatos, métricas e dados, o que também as torna mais assertivas. Além disso, com todas as informações disponíveis, também é possível tomar decisões mais rapidamente.

Equipe mais produtiva

Com o planejamento todos têm um melhor entendimento não apenas de suas tarefas mas, também, da importância delas. Assim, como os colaboradores sabem da importância de suas funções e como elas afetam outras áreas, eles se sentem mais motivados e produtivos.

As tarefas são priorizadas de acordo com sua importância

Como um dos papéis do planejamento é organizar, o uso dele torna muito mais fácil para os gestores definir quais são as tarefas mais importantes e que, portanto, devem ser realizadas com prioridade. Além disso, o planejamento também permite a criação de agendas e a definição de prazos a fim de evitar atrasos.

ONDE APLICAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Depois de todas essas informações, você pode estar se perguntando: “mas em qual nível eu posso aplicar o planejamento estratégico? Em campanhas? Projetos? Em todo um setor?” 

As respostas para essas perguntas são sim, sim e sim!

Felizmente, o planejamento estratégico é bastante flexível e pode ser adaptado para os mais diferentes objetivos, basta entender muito bem o conceito e estar disposto a aprimorar seus processos. Nós garantimos que vale a pena: os resultados virão com muito mais rapidez e facilidade.

Dica do Especialista

Algumas pessoas ficam confusas na hora de estabelecer metas e objetivos do planejamento estratégico. Isso não significa incapacidade de realizá-lo. Muitas vezes, a ausência de um objetivo é o principal fator que ocasiona essa confusão. Empresas que não definem de maneira clara onde querem chegar encontram dificuldades em realizar qualquer tipo de planejamento. E como definir esse objetivo?

Minha dica é: “Comece Pelo Porquê”. Essa frase, que dá nome ao best seller escrito por Simon Sinek, é também um questionamento que deve ser feito no início de qualquer planejamento. Se não há um “porquê”, não avance no projeto. Isso pelo simples fato de que, se ele não tem bases em uma motivação clara, como irá parar de pé? “Comece Pelo Porquê” é uma leitura fundamental para empreendedores, gestores e qualquer um que quer construir produtos, serviços e marcas com propósito.


- Matheus Barbosa, Diretor de Planejamento e Criação na inside4u