fbpx

Desenvolvimento web: o que é e quem faz

Desenvolvimento web: o que é e quem faz

A palavra inglesa web significa teia ou rede. Porém, na atualidade esse significado foi além e passou a ser relacionado à rede que conecta todos os aparelhos tecnológicos por meio da internet, o famoso www (World Wide Web), que digitamos quando estamos acessando um site.   

Sendo assim, desenvolvimento web é a elaboração de tudo que está presente nessa rede, sejam plataformas, aplicativos ou mesmo sites. Ou seja, tudo o que você vê hoje ao navegar pela internet, provém do desenvolvimento web, uma área da tecnologia voltada à criação de sites, softwares, aplicativos, bancos de dados e ferramentas web.

Mas para a criação desses “espaços” na grande rede, são necessários profissionais com muito conhecimento técnico no tema, afinal, velejar pela internet nem sempre é tão fácil e autodidático como canta Gilberto Gil no refrão “Criar meu web site. Fazer minha homepage”. Por isso, nesse artigo vamos conhecer um pouco sobre a função de um desenvolvedor web.

Quais são as principais funções de um desenvolvedor web?

Um desenvolvedor web tem como principal função desenvolver (sem trocadilhos! Não temos culpa que o nome é autoexplicativo, não é?) soluções utilizando-se de tecnologia. Ou seja, é o profissional que cria sistemas que tornam os processos organizacionais mais eficazes e fáceis.

Além disso, é quem faz a prevenção e correção de erros em plataformas, programas, sites, aplicativos e linguagens. É ele quem planeja, cria e dá manutenção para tudo que roda em plataformas web.

Um web developer pode atuar com front-end e/ou back-end. Sendo assim, ele pode trabalhar com a parte mais visível de um site, por exemplo, questão gráfica, layout, experiência do usuário, abas e menus. Ou com o que está por trás disso tudo, como servidores e envio de dados. Caso ele atue com ambos, é chamado de desenvolvedor Full-Stack.

5 Exemplos de desenvolvimento web que podem ajudam a alavancar uma empresa

Site

Hoje em dia quem não está na internet tem um alcance muito menor. Um dos primeiros itens que uma empresa ou marca cria para ter sua presença na internet é o site. Lá as informações costumam ser colocadas completas e de modo organizado e, se bem planejado, com estrutura para buscas fáceis em sites de buscas. Dentre os itens para se ter um site de sucesso, está seu correto desenvolvimento web.

Hotsite

Muito utilizado para campanhas promocionais específicas e que muitas vezes têm prazo determinado, o hotsite é um ótimo modo de levar conteúdo ao seu público e para criá-lo é necessário um desenvolvedor web, pois apesar de na maioria dos casos ser menos complexo que um site, ainda assim tem os trâmites de um site.

Landing Page

As páginas criadas com o objetivo de conversão levam esse nome. E para colocá-las no ar de modo adequado e que traga resultados, é necessário um desenvolvimento web.

Newsletter

Os boletins informativos também podem estar disponíveis na internet e usarem códigos para isso, portanto, nesses casos necessitam de um desenvolvedor web.

Aplicativos

O uso de smartphones só cresce e com isso surgem soluções para diferentes frentes institucionais, uma delas é a criação de aplicativos, seja para ser um canal direto com consumidor ou para manter clientes mais próximos. Quem nunca baixou algum app de uma empresa que gosta? Para a criação de um, é necessário um desenvolvedor.

5 benefícios de contar com um desenvolvedor web

1 – Aumenta a produtividade das instituições

Os desenvolvedores podem trazer soluções para diferentes aspectos e setores da empresa. Podendo garantir mais eficácia em determinados segmentos da empresa que poderiam estar em déficit.

2 – Soluções à jato

Quando não se tem um desenvolvedor com vínculo com a empresa, sempre que surgem erros ou bugs de sistemas, plataformas e outros problemas relacionados à web, é necessário contar com a contratação pontual de especialistas, o que pode levar o processo a ser bem mais demorado.

3 – Atualizações e configurações rápidas

Ao contar com um desenvolvedor web, as melhorias são feitas constantemente, aprimorando dia a dia os sistemas que uma empresa possui. Além disso, qualquer configuração pode ser feita a qualquer momento, já que muitas ferramentas e sites precisam de novas configurações a todo instante. 

4 – Novas possibilidade de atração do público-alvo

Com um desenvolvedor web focado em seu projeto, é possível pensar em diferentes formatos de ter um alcance desejado, seja por meio de plataformas, sites ou aplicativos. Além disso, é possível agregar todas essas opções e vinculá-las, atraindo cada vez mais o público-alvo para o que se deseja.  

5 – Produto de qualidade

Ao ter um profissional qualificado para planejar, criar e manter seu produto na web, é mais garantido que isso seja feito de modo eficaz, seja com relação a parte mais técnica, seja com relação a parte mais estética e visível para o público, ou seja, você terá um produto funcional e atraente.

Fazer um site sozinho é bom negócio?

Muitos podem pensar que fazer um site pode ser fácil diante das opções de plataformas que temos atualmente, como Wix e WordPress. De fato, essa tarefa pode não ser tão difícil, porém, sites mais profissionais requerem muito mais dedicação e trabalho do que isso. Para quem vai criar uma homepage pessoal essas são boas alternativas, mas para uma empresa isso é seguro?

Vamos citar 5 motivos pelos quais o ideal é ter profissionais de desenvolvimento web nesse momento:

  1. A usabilidade e navegação do site devem ser pensadas por alguém que entenda disso. 
  2. O design do site conta muitos pontos a favor na hora de atrair público para sua página. Templates prontos não são a melhor opção. 
  3. Alguém que entenda de SEO e outros quesitos para manter seu site no topo das buscas também é necessário.
  4. Quando o site começar a ficar lento para carregar, você saberá o que fazer? Não, mas um desenvolvedor saberá. 
  5. Além disso, o site deve ser responsivo para atender a todos os dispositivos existentes atualmente. 

Por que é importante contar com um desenvolvedor de confiança?

Os desenvolvedores têm papel fundamental dentro das organizações, já que hoje em dia todas as marcas e empresas querem estar na rede. A web é o espaço democrático de maior alcance para as empresas e, por isso, é lá que grande parte das marcas expõem seus produtos e serviços. A web é a grande vitrine da atualidade. E você não contrataria qualquer vitrinista para expor de qualquer jeito sua marca, contrataria? Por isso, é fundamental contar com profissionais qualificados e de confiança para inserir e manter sua marca na web.

Um desenvolvedor web qualificado sabe exatamente como criar e manter sites, plataformas, aplicativos e afins em funcionamento e trazer a melhor navegabilidade ao usuário. Ou seja, eles são parte da responsabilidade da experiência do usuário de sua marca ou empresa no mundo digital. Ele quem faz com que o alcance de sua empresa seja eficaz e traga resultados positivos. Conte com um desenvolvedor web e esteja na rede da maneira correta. 

Na Inside4u contamos com especialista na área, que atua como desenvolvedor web Full-Stack e tem sempre as melhores soluções para nossos clientes. Lembrando que nossa equipe conta com profissionais de diversos segmentos, trazendo diferentes campos de visões para todas as ações que promovemos. Conheça mais nossas habilidades aqui!

Dica do Especialista

Muito além do conhecimento em linhas de código e em termos complicados para os mais leigos, o desenvolvedor web precisa estar atento às tendências que melhor podem engajar e converter o seu público-alvo, através de páginas, sites e aplicativos, usando recursos que ofereçam uma navegação amigável e intuitiva.

Apesar dessa ser uma área sempre em movimento, e de muitos dos conteúdos que vemos em língua portuguesa ficarem rapidamente desatualizados, existem publicações que nunca saem de moda. Uma das minhas preferidas é o livro "UX Design: Guia definitivo com as melhores práticas de UX", de Will Grant.

É um verdadeiro guia para iniciantes e uma mão na roda para entender os mais diversos aspectos que devem ser levados em consideração na hora de pensar e de pôr em prática o seu projeto, seja por conta própria ou mesmo para quando for pedir algo para o seu sobrinho que mexe com internet.


- Jackson Carvalho, Especialista em Tecnologia e Desenvolvimento Web na inside4u