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Business Intelligence

O que é Business Intelligence, para que serve e por onde começar?

Existem várias definições acerca do que é Business Intelligence, o famoso “bi ai”. Entre essas, está a do Glossário Gartner, que define BI como “termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura, ferramentas e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”. 

Talvez essa definição seja um tanto confusa. Então vamos mergulhar um pouco mais para entender definitivamente esse termo usado tão amplamente atualmente.

O termo “business intelligence” em tradução simples e direta significa “inteligência em negócios”. Mais do que softwares e plataformas, o BI é um conjunto de recursos que possibilita a leitura e interpretação mais inteligente de um conjunto de dados e indicadores de – normalmente – um negócio, permitindo assim a tomada de decisões mais assertivas por parte dos gestores.

Como implantar o BI?

Para se implantar uma estratégia de Business Intelligence, é necessário minimamente:

  • Coletar dados;
  • Organizar os dados;
  • Filtrar os dados relevantes para análise;
  • Analisar e interpretar os dados.

Para isso, é necessário considerar que você deve ter em mãos dispositivos de coleta de dados eficientes. Sem esse ponto de partida é impossível dar andamento a qualquer tipo de trabalho de BI. Mas, calma! Há maneiras simples de começar. Os dados estão mais presentes na nossa vida do que muitos imaginam. O problema é que grande parte das pessoas ainda não entendem ou não conhecem os benefícios de adotar uma Cultura Analítica orientada através de dados.

Por exemplo, vamos imaginar uma pizzaria, a “Pizzaria do Arlindo”. O seu Arlindo é um senhor que tem dados que podem fazer a diferença no seu negócio, mas não sabe disso.

Ele abre sua pizzaria de terça a domingo, ou seja, 6 dias por semana. Arlindo anota tudo em seu caderninho, desde os pedidos até o que precisa comprar de ingredientes.

Quando é terça-feira, ele fica bem tranquilo, pois sabe que o número de pedidos é de 20 pizzas em média. Ele também sabe que sextas e sábados são os dias mais corridos, com uma média de 50 e 70 pizzas respectivamente. O José, pizzaiolo, ao final do expediente, sempre verifica o estoque para saber o que está faltando para o dia seguinte, comunica o seu Arlindo, que toma nota de tudo em seu precioso caderno.

Apesar dessa organização, ocorre que sempre faltam ingredientes, causando desconforto com os clientes.

Ao ser perguntado, Arlindo não sabe na ponta da língua quantos pedidos são feitos e nem quais sabores são mais vendidos. Mas ele já tem o que é mais valioso: os dados! E está na hora do seu Arlindo organizar isso.

Ele pega seu caderno e começa a registrar tudo em planilhas organizadas por dia da semana, número de pedidos e sabores escolhidos. Ele acabou de organizar os dados e definir seus KPIs, que são os principais indicadores da pizzaria (neste blog falamos um pouco mais sobre O QUE SÃO KPIs).

Graças à organização dos dados, ele agora consegue enxergar muito melhor alguns números e percebe que aproximadamente 50% das pizzas vendidas são de calabresa, 25% muçarela e o restante de outros sabores.

Business Intelligence

Ele também percebe que as solicitações de seu pizzaiolo estão defasadas e, agora, com dados na mão, já sabe que o José não está passando as quantidades corretas para as compras.

Pronto, ao analisar os dados ele consegue entender as demandas e realizar as compras de acordo com a necessidade real de cada dia. 

O seu Arlindo acabou de fazer o BI de sua pizzaria. Um belo começo, não?  Agora ele pode, entre outras coisas:

  • Barganhar melhores preços de calabresa e muçarela com seus fornecedores, sabendo que esses são os principais ingredientes, possibilitando assim um aumento da margem de lucro.
  • Cobrar de seu pizzaiolo mais controle de ingredientes para evitar a falta deles, o que irá melhorar o relacionamento com seus clientes e, consequentemente, gerar mais vendas.
 

Isso é Business Intelligence! É claro que cada negócio tem suas particularidades e vai envolver dados e indicadores diferentes e talvez mais complexos, mas a essência é a mesma sempre: gerar valor agregado através dos dados.

Quais são os tipos de análise de dados em BI mais comuns?

Análise Descritiva:

É a análise na qual você descobre O QUE está acontecendo. Normalmente todo projeto de Business Intelligence começa por aqui.

Análise Diagnóstica:

É a análise que possibilita ao gestor entender POR QUE algo está acontecendo.

Análise Preditiva:

Após conseguir descrever o que está acontecendo e entender o porquê está acontecendo, é possível dar um passo a mais. É nesse momento que o BI começa a indicar previsões do que vai acontecer.

Análise Prescritiva:

Esse tipo de análise só se torna possível após somar as análises descritiva, diagnóstica e preditiva. Ela possibilita, a partir desses dados, definir qual é o caminho ideal a seguir. É nela que chegamos ao ponto da “Tomada de Decisões”.

Quais são os benefícios da implantação de BI?

Os benefícios são diversos e, entre eles, podemos mencionar alguns como:

  • Democratização dos dados;
  • Tomada de decisões mais assertivas;
  • Antecipação de problemas;
  • Identificação de oportunidades;
  • Melhoria de performance do negócio;
  • Aumento de lucratividade;
  • Redução de custos;
  • Otimização de processos.

E muitos outros!

Existe relação entre Business Intelligence e Marketing?

Assim como outras áreas, o marketing também é uma parte estratégica que pode levar uma empresa ao sucesso ou ao fracasso.

O BI em marketing se aplica desde a análise de dados de uma campanha paga até a verificação dos níveis de satisfação do cliente.

Por isso, se faz essencial a aplicação de estratégias de BI em marketing. Saber se o que está sendo investido em comunicação está trazendo retorno ou não só é possível se os dados relacionados estiverem disponíveis, claros e de fácil leitura. Ao balizar suas ações em dados para executar planos de marketing, é possível aprender com os erros, realizar ajustes e otimizar os acertos para conseguir resultados melhores.