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Vamos falar sobre KPIs?

Nós sabemos que muitas vezes é difícil saber por onde começar quando se trata de metas e indicadores, contudo, para garantir o sucesso da sua marca, é necessário que você utilize essas ferramentas.

Pensando nisso e com a intenção de facilitar a sua vida, no artigo de hoje vamos falar sobre os KPIs, ou seja, os Key Performance Indicators, ou, no bom e velho português, os Indicadores-chave de Desempenho. Então venha conosco nessa jornada e descubra exatamente o que são os KPIs e como eles podem te ajudar a alcançar suas metas!

Os Indicadores-chave de Desempenho são, como o nome já diz, indicadores utilizados para mensurar o desempenho de determinados processos, ações ou projetos, permitindo o acompanhamento contínuo dos resultados. Os KPIs são muito utilizados pois, através deles, é possível determinar se as ações e estratégias que estão sendo utilizadas são efetivas ou não para a sua marca, permitindo rápidas mudanças no plano de atuação caso os números apresentados estejam abaixo do esperado.


Sendo assim, os KPIs são imprescindíveis para algumas áreas, como o Marketing Digital, por exemplo. Como o acompanhamento de resultados é importantíssimo para as análises de marketing, o uso de ferramentas que permitam a visualização do desempenho das atividades é necessário. Então, os KPIs são usados como indicadores de desempenho dessas atividades e das metas a serem alcançadas, permitindo o acompanhamento ágil das ações feitas.

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS KPIs PARA O SEU NEGÓCIO?

 

Por tratarem-se de indicadores que são menos abrangentes e mais assertivos, como taxa de conversão, aquisição de clientes, engajamento social, visitas na homepage e etc., os KPIs ajudam a definir quais ações deverão ser tomadas para que seja possível alcançar determinados objetivos, ajudando a manter o foco e garantindo que todo o trabalho seja feito da forma mais eficiente possível para gerar os melhores resultados já que, com as metas traçadas, é muito mais fácil acompanhar os pontos positivos e negativos das ações, ajudando a assegurar que os erros não se repitam.

Além disso, como os Indicadores-chaves dimensionam o desempenho dos processos, é possível que cada funcionário possa compreender o valor e importância de suas atividades para o sucesso da marca.

MAS POR QUE VOCÊ DEVERIA SE GUIAR PELOS KPIs?

Imagine que você está em uma bifurcação. O caminho da direita irá te levar até a cidade A e o caminho da esquerda até a cidade B, isso significa que, para escolher o caminho correto, você precisa saber onde quer chegar. A mesma lógica pode ser aplicada aos KPIs: é preciso saber qual é o seu objetivo e tê-lo bem definido para escolher os indicadores certos, que irão ajudar na tomada de decisões. Apesar de parecer óbvio, muitas campanhas e projetos ainda são elaborados sem terem como base das ações o alcance de um objetivo final, o que constitui um grave problema e, em geral, o motivo de falha de vários projetos.


Os KPIs são essenciais para que uma marca alcance seus objetivos, afinal, tratam-se de dados concretos que podem ajudar a comparar processos, prever problemas e verificar quais são os pontos de melhoria de determinadas campanhas, colaborando para o crescimento do valor de uma marca dentro de um mercado que é cada vez mais dinâmico e apresenta a cada dia um novo desafio a ser superado.

Imagine que você está em uma bifurcação. O caminho da direita irá te levar até a cidade A e o caminho da esquerda até a cidade B, isso significa que, para escolher o caminho correto, você precisa saber onde quer chegar. A mesma lógica pode ser aplicada aos KPIs: é preciso saber qual é o seu objetivo e tê-lo bem definido para escolher os indicadores certos, que irão ajudar na tomada de decisões.

Métricas x KPIs 

É importante, também, que você não confunda KPIs com as Métricas. Apesar de as Métricas serem números que refletem ações ou comportamentos dos usuários com relação a sua marca, elas fornecem dados que são relativamente genéricos, ou seja, que não estão necessariamente alinhados com os objetivos da sua empresa.
Diferentemente, os KPIs são diretamente vinculados com os objetivos do seu negócio, pois informam os resultados relevantes obtidos através da análise das Métricas. Eles têm foco nos projetos e metas e abrangem mais do que apenas o comportamento dos usuários, fornecendo informações importantes sobre o desempenho dos projetos que estão sendo realizados.


Contudo, é importante lembrar que nem tudo deve ser a ferro e fogo e, apesar de KPIs e Métricas serem diferentes, uma Métrica pode sim se tornar um KPI caso, em algum momento do percurso, ela se torne um ponto importante para a sua estratégia como um todo, ajudando na tomada de decisões.

COMO SABER QUAIS SÃO OS DADOS IMPORTANTES DE SEREM AVALIADOS? 

Quando falamos de marcas é possível mensurar praticamente todas as ações de um usuário referente a uma campanha publicitária, por exemplo, contudo, é necessário ter em mente de que não é vantajoso – nem viável – acompanhar cada clique e reação do público, e o ideal é que, tendo em mente o objetivo traçado, você entenda quais os dados são relevantes para serem analisados.

Por exemplo: se você precisa aumentar o número de leads qualificados para a área de vendas, o ideal é que você analise cuidadosamente os dados referentes ao funil de vendas, e não para o número de visualizações de campanhas de redes sociais.

Analisar dados não relevantes para o seu objetivo apenas gastará tempo precioso da equipe, tornando o processo de tomada de decisões mais complicado do que ele realmente é e, até mesmo, podendo levar a estratégias erradas com base em informações pouco relevantes.


Por isso, reiteramos: estar com os objetivos bem alinhados é essencial para selecionar os dados mais relevantes e utilizar os KPIs da melhor forma possível, norteando os projetos e campanhas de acordo com o propósito da sua marca.

Estar com os objetivos bem alinhados é essencial para selecionar os dados mais relevantes e utilizar os KPIs da melhor forma possível, norteando os projetos e campanhas de acordo com o propósito da sua marca.

COMO ESCOLHER SEUS KPIs? 

Decidir quais são os KPIs que devem ser utilizados é uma tarefa constante, afinal, o mercado está sempre em mutação, o que significa que, um indicador importante para a sua marca agora, pode não significar nada daqui alguns meses. 


Além disso, é importante lembrar que não apenas o mercado muda, mas a sua marca também! Se você acabou de iniciar suas atividades, é interessante que você busque entender melhor os indicadores que dizem respeito à aquisição de leads, por exemplo. Mas, daqui alguns anos, com uma presença já consolidada no mercado, provavelmente taxas de conversão serão mais importantes para demonstrar quais ações e projetos estão te ajudando a manter-se relevante para o seu público.


O ponto principal quando se trata de KPIs é entender que eles trabalham para você e, por isso, é necessário que eles sejam selecionados de acordo com a situação em que sua marca está inserida em cada momento, podendo mudar de acordo com seus objetivos atuais e como você escolheu se posicionar frente ao mercado.
Imagine, por exemplo, um KPI que indica a quantidade de visitantes de um site que interagiram com um conteúdo específico oferecido ou que foram levados até a sua plataforma através de um determinado anúncio.
Essa informação te ajudará a identificar o que exatamente está atraindo as pessoas para o seu site, oferecendo para o time de marketing informações relevantes sobre os conteúdos que são interessantes para o seu público, o que pode servir como norteador e gerar insights para a criação de ações e campanhas futuras, deixando claro no que vale a pena investir e em quais tipos de ações é preciso se concentrar mais, evitando o desperdício de tempo e recursos em processos pouco produtivos.


Por isso, os KPIs são imprescindíveis para um bom posicionamento da marca no mercado e aos olhos do público, atuando como fatores determinantes para criar campanhas sólidas e eficientes que agreguem mais valor para a marca!

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