fbpx
novas funcionalidades do Instagram

Conheça as novas funcionalidades do Instagram

Cada vez mais, o poder está na mão dos usuários. Essa é uma tendência que está sendo adotada em diversas redes sociais, e o Instagram não fica de fora. Hoje, os adeptos das redes sociais não querem ser obrigados a consumir determinados conteúdos, mas sim escolher o que querem ver e, por isso, o algoritmo está otimizado para entregar continuamente postagens que sejam do interesse do usuário e foram criadas funcionalidades que garantem que o poder esteja nas mãos de quem consome o conteúdo.

Nesse sentido, recentemente, o Instagram lançou novas funcionalidades que nos possibilitam evitar determinados conteúdos de empresas ou pessoas específicas.

Quais são as novas funcionalidades do Instagram?

Uma das novas ferramentas é o “Modo Silencioso”, que permite desativar as notificações. Alterando o status de atividade do seu perfil, a plataforma passa a enviar uma resposta automática quando alguém te mandar uma mensagem. Esse Modo Silencioso está disponível nos EUA, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, e a empresa espera expandir o recurso para mais países no futuro. 

Outra nova ferramenta é a de “Recomendações Personalizadas”, que permite a seleção do que vemos no “explorar”. Por exemplo, se uma empresa ou perfil pessoal está postando algo indesejado ou que consideramos irrelevante, temos a opção de clicar nos três pontos no topo da postagem e tocar em ‘Não estou interessado’, e o Instagram evitará mostrar postagens semelhantes em outras áreas da plataforma, como Reels.

O Instagram também está aprimorando o recurso que permite ocultar comentários e mensagens contendo palavras específicas. Agora, os usuários podem aplicar esse recurso a postagens recomendadas, evitando assim conteúdos com algumas palavras-chaves. Nessa ferramenta, é possível adicionar palavras, listas de palavras, emojis ou hashtags que a pessoa deseje barrar, seguindo o passo a passo: 

Acessar seu perfil > tocar no ícone no canto superior direito > configurações > privacidade > palavras ocultas.

O que essas mudanças significam para empresas?

Essas adições no Instagram são extremamente valiosas, representando um passo importante para que os usuários possam ter mais controle sobre a plataforma e, consequentemente, uma melhor experiência na rede social, concedendo o poder de ignorar facilmente alguns tipos de anúncios e conteúdos.

Para as empresas, isso evidencia ainda mais a importância de investir em conteúdos que agreguem valor ao usuário, criando uma conexão genuína e fazendo com que ele tenha vontade de consumir os conteúdos criados pela marca. Assim, ao invés de apenas tentar vender de forma intrusiva, é preciso estar atento aos padrões do seu público, entendendo o que ele quer ver para, dessa forma, entregar postagens relevantes.