Miniguia sobre Persona para quem ainda não tem uma
Entenda a persona e como usá-la para obter os melhores resultados
Você sabe o que é a persona e como utilizá-la? Mesmo que esse conceito não seja novo, ainda tem muitas empresas que não entendem a sua importância para a melhoria dos resultados. Por isso, nesse artigo vamos explicar o que é a persona e elucidar o bê a bá desse conceito.
Sumário
O que é Persona?
A definição convencional de persona é bastante curta: é a representação do cliente ideal.
Ou seja, trata-se de um mecanismo utilizado para personificar o público ao qual sua empresa se dedica e simplificar a identificação dele. Sendo assim, a construção de uma persona leva em consideração diversas informações sobre o perfil desse cliente ideal.
Essas informações devem ser definidas com base em pesquisas e dados reais e, quanto mais específicas elas forem, maiores chances de que você será assertivo e conseguirá criar conteúdo e estratégias eficazes para alcançar e se conectar com esse público, afinal, a persona representa o grupo de pessoas que deve ver em seus produtos ou serviços a melhor solução para uma demanda ou problema que eles enfrentam e, assim, conhecendo suas características principais, você conseguirá criar ações muito mais assertivas para converter essas pessoas em clientes.
Portanto, o objetivo final da persona é oferecer um entendimento maior sobre qual é o perfil do cliente ideal e, por consequência, ajudar a direcionar estratégias para criar conexões com esse cliente ideal.
Por onde começar a criar uma Persona?
Para iniciar o processo de criação de uma persona, é preciso considerar as seguintes informações sobre o perfil do seu cliente ideal:
- Dados demográficos como idade, localização, escolaridade e etc
- Necessidades
- Motivações
- Hábitos
- Área de atuação
- Objetivos
- Problemas e desafios
- Entre muitos outros
No primeiro momento, caso a empresa já tenha uma base de clientes, o ideal é começar a investigar por eles, usando a coleta de dados e analisando suas características gerais e hábitos de consumo. Pode parecer óbvio, mas vale reforçar que muito provavelmente o perfil do cliente ideal já está entre as pessoas que consomem seus produtos ou serviços, por isso, é importante levá-las em consideração (estando elas satisfeitas ou não com a sua empresa).
Além disso, é importante citar que não existe apenas um tipo de persona, mas sim 4. Para entender melhor quais são os tipos de personas e a diferença entre elas, continue lendo:
Quais são os tipos de Persona?
Existem, em geral, 4 tipos de persona:
- Proto persona
- Audience persona
- Brand persona
- Buyer persona
O que é proto persona?
A proto persona se trata de uma versão inicial da persona, criada a partir de insights de gestores da própria empresa e não baseada em dados e pesquisas reais entre o público. Seu foco principal é ajudar a empresa a entender como ela é vista pelo público.
Assim, ela deve ser usada como um guia para a construção das demais personas, mas não como uma versão definitiva.
O que é audience persona?
Já a audience persona está ligada com o público que consome os seus conteúdos, ou seja, a sua audiência.
Por isso, esse tipo de persona é usada quando o objetivo é aumentar o alcance e engajamento dos conteúdos que uma empresa produz, ou o número de visitas a um site ou página específica. Definir a audience persona irá ajudar a descobrir em quais tipos de conteúdos e formatos você deve apostar.
O que é brand persona?
Seguindo, temos a brand persona, que, na realidade, é uma espécie de personificação não de um tipo de cliente, mas sim da empresa! Parece estranho, não é? Mas é isso mesmo: essa persona tem como objetivo ajudar a definir as características de uma empresa, com a missão final de torná-la mais humana e aumentar as chances de possíveis clientes se identificarem com sua cultura e valores.
Para construir a brand persona, é necessário imaginar quais características e valores sua empresa teria se ela fosse um ser humano. Pensando nisso, é possível moldar sua empresa para que ela tenha uma imagem positiva perante o público que você deseja alcançar.
O que é buyer persona?
Por fim, temos a persona mais utilizada, a buyer persona.
Emulando os seus consumidores, a buyer persona representa todas as preferências e comportamento de compra deles, ajudando as empresas a oferecer as soluções ideais no melhor momento possível.
É possível ter mais de uma Persona?
Contudo, é importante não abusar: se você criar muitas personas, pode acabar perdendo o foco e criando estratégias pouco efetivas, pois precisará de ações, abordagens e comunicações específicas para cada persona criada, o que pode causar uma grande confusão.
Portanto, você pode sim ter mais de uma persona, desde que isso faça sentido para o seu negócio, ou seja, desde que elas possuam necessidades e perfis realmente diferentes.
Mas qual as diferenças entre persona e público-alvo?
Primeiro, é preciso reforçar que público-alvo e persona não são a mesma coisa.
Enquanto a persona é uma caracterização muito mais completa do seu cliente ideal, que leva em consideração não apenas dados demográficos, mas, também, detalhes sobre hábitos, estilo de vida, trabalho, necessidades, problemas, indo longe o suficiente ao ponto de criar um personagem específico; o público-alvo é muito mais simples e genérico, e geralmente consiste em características como:
Gênero;
Escolaridade;
Idade;
Classe Social;
Renda Mensal;
Localização Geográfica;
Hábitos De Consumo.
Sendo assim, por ser mais genérico, o público-alvo pode também ser perigoso, pois pode nos conduzir para generalizações ou estereótipos não tão positivos.
Quais são as vantagens de ter uma Persona?
A criação de personas te ajudará a encontrar e cativar mais rapidamente seus potenciais clientes, colaborando com:
Definição o tom e a linguagem que deverá ser utilizada;
Entendimento de quais são as necessidades e problemas de seus possíveis clientes;
Definição de quais redes sociais e canais mais consumidos por seus possíveis clientes, assim como o tipo de conteúdo mais apelativo para eles;
Determinação de quais estratégias de marketing serão eficazes de acordo com o público que você deseja atingir.
Além disso, a maior vantagem de definir personas é que você conseguirá se comunicar efetivamente com seus possíveis clientes, usando estratégias, ações e conteúdos que têm mais chances de serem eficazes.
Por exemplo, imagine que você tem uma marca de maquiagens e entre as características de seus produtos está o selo crueltyfree. Assim, você sabe que deve ofertar seus produtos para pessoas que defendem as causas animais, contudo, não terá um bom resultado promovendo para pessoas veganas, afinal, vegan e crueltyfree são duas coisas diferentes.
Uma outra situação que pode exemplificar sobre o que estamos falando: imagine que você possui uma escola de inglês que oferta cursos do idioma para negócios, ou seja, cursos onde o estudo da língua inglesa é feito com foco em termos usados no mundo corporativo. Nesse sentido, não faria sentido oferecer tais cursos para adolescentes ou pessoas que nunca tiveram contato com o inglês.
Ter só uma Persona é o suficiente?
Ou seja, a persona é muito importante, mas é apenas uma das ferramentas que você pode utilizar para melhorar suas vendas ou relação com o público.
E se você não sabe exatamente por onde começar a fazer isso de forma efetiva, pode contar com a ajuda de especialistas que tenham experiência e know-how no assunto. Na inside4u, por exemplo, trabalhamos de forma consultiva, alinhando todos os pilares da sua empresa para conseguir construir a melhor estratégia possível para você alcançar todo o seu público potencial. Para saber mais, converse com a gente hoje mesmo!