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O poder de uma boa reputação de marca

Você já pensou no quanto a sua reputação afeta a forma como as pessoas interagem com você ou em como a reputação das pessoas afeta a forma como você interage com elas? Uma boa reputação pode abrir muitas portas para as pessoas e empresas que as possuem, e é sobre isso que iremos tratar no decorrer desse artigo.

O dicionário priberam da língua portuguesa define a palavra “reputação” como um substantivo que significa “opinião pública, favorável ou desfavorável” e não é incomum que utilizemos esse termo quando estamos prestes a fazer um juízo de valor, positivo ou negativo, de uma pessoa. Tal juízo é – quase – sempre baseado nos ideais, características e padrões de comportamento que, com o passar do tempo, nos fornece informações para construirmos uma imagem, boa ou ruim, dessa pessoa.

Quando partimos para o âmbito empresarial a exata mesma lógica pode ser aplicada à empresas: suas ações, valores e padrões de comportamento afetam drasticamente como elas são percebidas por seus clientes, parceiros, fornecedores e stakeholders. E é exatamente por isso que a reputação de uma empresa é tão importante.

Mark David Pagel, um biólogo evolucionário e membro da Royal Society já afirmava, em 2012, que “uma boa reputação pode ser utilizada para ‘comprar’ cooperação de outros, até mesmo de pessoas que nós nunca conhecemos”.

Essa afirmação, feita há muito tempo atrás, tem se provado cada vez mais assertiva com o passar dos anos, afinal, diversos são os serviços que são baseados em reputação. Ora, caso você tenha que pegar um Uber para se deslocar e você tenha a oportunidade de escolher entre um motorista 3 estrelas, ou seja, um motorista com reputação mediana, ou um motorista 5 estrelas, assim dizendo, um motorista com reputação excelente, qual você irá preferir?

Acho que qualquer pessoa escolheria viajar com um prestador de serviço que já é bem avaliado, não é mesmo?

"...a relevância das empresas é medida pela sua reputação e não só por um catálogo com belas fotos ou produtos eficazes."

E a importância de uma boa reputação não se restringe apenas à empresas prestadoras de serviços como os aplicativos de carona, comida e até mesmo de hospedagem, basta pensarmos, por exemplo, na dificuldade de aceitação das vacinas chinesas e russas por grande parte dos governos e população, afinal, a maioria massiva das pessoas não está apta a julgar, cientificamente, a qualidade e segurança de tais vacinas, contudo, por conta de questões que extrapolam a eficácia do produto, muitas vezes relacionadas à impasses históricos e políticos, muitos rejeitam as vacinas desenvolvidas nesses países.

E se a confiança que as pessoas possuem pode até mesmo inviabilizar negócios de um país inteiro, imagine o que ela pode fazer com a sua empresa.

Atualmente, a relevância das empresas é medida pela sua reputação e não só por um catálogo com belas fotos ou produtos eficazes. Em um contexto em que, graças à internet, a competitividade é cada vez maior, a troca de informações entre consumidores é alta e a circulação de informações praticamente ilimitada, manter a confiabilidade e uma boa reputação é fundamental para obter vantagem competitiva pois, como demonstramos anteriormente, as pessoas tentem a consumir serviços e produtos de empresas que possuem uma boa reputação.

Por isso, a autora Rachel Botsman, professora da escola de negócios da Universidade de Oxford, afirma sem ressalvas que a moeda da nova economia é a confiança, que está inevitavelmente atrelada à reputação.


Esses dois fatores atualmente são considerados vitais para que uma empresa possa não apenas sobreviver no mercado a longo prazo mas, também, alcançar sucesso pois, com uma má reputação, uma organização não conseguirá resultados positivos de nenhum de seus públicos que incluem não apenas clientes, mas também parceiros e fornecedores.

PRESTE BEM A ATENÇÃO!

Se a sua empresa tem uma boa reputação você possuirá maior reconhecimento e autoridade no mercado, o que irá viabilizar novas oportunidades, afinal, a sua reputação é uma indicação de que você cumpre com seus compromissos, o que aumenta a confiabilidade de parceiros e fornecedores em firmar negócios e parcerias com a sua organização.

Além disso, quando falamos do gerenciamento de crises a reputação também possui um papel estratégico extremamente importante, agindo como uma espécie de “blindagem” contra informações incoerentes e até mesmo possíveis difamações de concorrentes, pois a postura que sua empresa apresentou ao longo dos anos servirá como proteção contra crises e conflitos.


Como já pontuamos inúmeras vezes nessa sessão, apenas oferecer produtos de qualidade não é mais suficiente para manter um público fiel, é necessário que as pessoas se identifiquem com os valores e ações que sua empresa apresentou para o mercado e que a imagem que elas possuam sobre a sua companhia seja positiva, pois o público tende a apoiar e consumir de empresas que possuem um bom histórico.


É importante ter em mente que a construção de uma boa reputação é algo que demanda tempo, por isso, quanto antes você começar melhor. Sites, redes sociais, conteúdos sobre produtos, folders, catálogos e um material técnico de qualidade devem servir como ferramentas na construção de uma boa reputação, mas o trabalho deve ser contínuo e precisa envolver todos os setores da organização para garantir que todas as ações estejam alinhadas e correspondam às expectativas dos públicos com os quais a sua empresa possui relações.

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