fbpx
Budget de Marketing

Como definir Budget de Marketing para 2023?

Eleições, Copa do Mundo, Black Friday e Final de Ano. Os últimos meses de 2022 têm tudo para serem agitados. Em meio a um turbilhão de acontecimentos, fica até difícil saber que rumo tomar. Todo mundo está de olho no que está por vir no ano que vem e, com aquela velha pitadinha de ansiedade, se pergunta como fazer para adaptar as estratégias de negócio às necessidades do consumidor do futuro. É claro que uma grande adaptação dessas envolve, entre outras coisas, o plano de marketing da empresa. E é aí que vem a pergunta: como definir o budget de marketing da minha empresa para 2023?

Sumário

O que é o Budget de Marketing?

Para aqueles que ainda não sabem, o “budget de marketing”, resumidamente, é uma projeção de investimento que uma empresa deseja alocar para a realização de ações de marketing da marca durante um determinado período, que normalmente é anual. Entre essas ações estão, por exemplo:

  • Eventos
  • Brindes
  • Patrocínios
  • Anúncios
  • Contratação de agências de publicidade e marketing
  • Equipe interna de marketing
  • Softwares e ferramentas de marketing
  • Um novo site
  • Entre outras

Vamos supor, por exemplo, que uma empresa fature 10 milhões de reais ao ano. Em seu planejamento estratégico ficou definido que 2% desse valor será destinado para ações de marketing ao longo dos próximos 12 meses, o que significa 200 mil reais.

Ou seja, o valor de R$200 mil é o budget de marketing. Tendo essa definição, normalmente o responsável da área de marketing faz o planejamento e distribuição da verba da maneira que achar mais coerente, sempre focando em multiplicar o resultado de vendas ou de melhorar a exposição de marca.

“Nossa, mas 200 mil reais é muito dinheiro para marketing! Não vou gastar isso!”. É aqui que muitos gestores cometem um erro grosseiro. Imagine o seguinte cenário de investimento:

tabela budget de marketing

Agora imagine que, com esses investimentos, a empresa que faturava 10 milhões ao ano passou a ser mais conhecida, seu site teve mais acessos e, consequentemente, ela passou a faturar 12 milhões ao ano. Isso significa um incremento de R$2.000.000,00 na receita da empresa. Em resumo, para cada 1 real investido em marketing, o retorno foi de 10 reais. Isso significa um ROI (retorno sobre o investimento) de 10 VEZES!
Agora me diga: vale ou não a pena?

Por que é importante definir um budget de marketing?

A definição dos investimentos de marketing faz com que o gestor pense 2 ou 3 vezes mais antes de realizar gastos desnecessários, fazendo com que ele foque em ações que produzam resultados reais para a empresa.

Ao definir um budget de marketing, as empresas passam a se comprometer de maneira mais tangível a trabalhar para divulgar seus produtos, serviços ou marca. Além disso, ao colocar isso não só como um “plus” e sim como parte do planejamento estratégico, o negócio passa a contar com uma importante alavanca para o crescimento.

“Aaa…Mas eu já invisto em marketing. Só não faço esse tal de budegt”. Isso é um comportamento comum entre muitas empresas e é adotado normalmente no início do negócio, quando a empresa ainda não tem um faturamento claro estabelecido e depende do fluxo de caixa para poder investir. Ainda assim, é importante definir – por menor que seja – o valor que será investido no marketing. Se sua empresa já fatura pelo menos 500 mil reais por ano, está na hora de considerar definir um plano e, consequentemente, um budget de marketing. Afinal, sem a definição de um budegt claro, é impossível saber se ele está dando retorno ou não.

Quais são as prioridades na definição do budget de marketing?

 

Analisar o cenário geral:

Entender qual é a posição real da empresa é o “start”. É necessário compreender como estão as vendas, o que a concorrência está fazendo, como está o cenário da economia, entre outros. Uma maneira interessante de fazer isso é através da análise SWOT (nesse link você pode entender como fazer, caso ainda não saiba).

Saber ONDE sua empresa quer chegar:

Agora que você já compreendeu o cenário, é necessário definir quais são as principais metas do ano (ex: vendas, reconhecimento de marca, etc.). Sem saber aonde quer chegar, é impossível definir qualquer outra coisa.

Saber COMO chegar ao objetivo:

Depois de definir os objetivos, você deve definir “como” alcançar eles. É aí que entram as ações necessárias para que se alcance esses objetivos. Por exemplo, se sua empresa precisa vender na internet, porém ainda não possui uma loja online, é óbvio que a prioridade é a construção de um e-commerce.

Saber QUANDO quer chegar ao objetivo:

A velocidade com que se deseja alcançar os objetivos muitas vezes é menosprezada na hora de definir um budget. Porém, quanto mais rápido se deseja chegar, mais investimentos de curto prazo serão necessários. Entender “quando” é essencial para balizar os investimentos.

Para exemplificar isso tudo de maneira simples, vamos supor que esse objetivo seja uma viagem de carro e eu quero chegar a uma cidade que fica a 500km de onde estou. Com meu carro, eu vou ter que investir em uma quantidade X de combustível, de acordo com o consumo do veículo. Aqui está o ONDE

Além disso, eu devo considerar a estrada. Se o chão for asfaltado, provavelmente eu conseguirei percorrer o caminho com meu carro de passeio, mas, se for esburacado e de terra, talvez seja interessante eu considerar adquirir um veículo off-road. Aqui está o COMO.

Para finalizar, para andar 500 quilômetros preciso levar cerca de 6 horas de viagem se for de carro. Eu tenho esse tempo ou preciso chegar mais rápido? Uma opção é ir de avião e chegar em 1:30h, porém a viagem ficará 3 vezes mais cara. Eu tenho budget para isso ou é melhor considerar uma viagem mais econômica indo de carro? Aqui está o QUANDO.

Estes são alguns pontos que devem ser considerados na hora de definir o seu budget de marketing, mas não são todos. A dica principal é: comece pelo início! Pegue os 4 pontos principais que trouxemos, entenda a essência deles e comece a rascunhá-los. Com certeza sua visão ficará mais clara e você conseguirá definir seu budget. E caso ainda tenha dúvidas, conte com a Inside4u para te auxiliar nessa tarefa!