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As inúmeras vantagens de ter uma boa reputação

Se quisermos resumir, com bastante simplicidade, podemos definir a reputação como a forma que uma empresa é percebida pelos seus públicos e pelo mercado, se é considerada digna de confiança e se suas ações passadas são modelos a serem seguidos. Essa reputação é construída a partir da imagem e percepções que a sua empresa passa para a sociedade e pode ser o fator que separa organizações medianas de corporações de sucesso.

Mas por que ela é tão importante?”, você pode estar se perguntando.

Bom, sabemos que atualmente questões como qualidade e preço de produtos e serviços não são mais um diferencial. Para se distinguir das demais, as empresas precisam conquistar a preferência dos consumidores com atributos que vão além dos serviços oferecidos, como a reputação, por exemplo.
O trabalho para construir uma boa reputação deve ser prioridade para aumentar o valor da sua organização e mantê-la competitiva no mercado, afinal, uma boa reputação proporciona inúmeras vantagens. Continue lendo e conheça algumas delas!

5 DAS INÚMERAS VANTAGENS DE TER UMA BOA REPUTAÇÃO:

1. Viabiliza novos negócios e aumenta a confiabilidade de fornecedores, stakeholders e parceiros.

Boas empresas gostam de fazer negócio com suas semelhantes, o que significa que, com uma boa reputação, sua empresa aumenta imensamente as possibilidades de, não apenas novos negócios, mas negócios com bons parceiros e fornecedores.
Quanto mais positiva a reputação for maior será o reconhecimento que companhia terá no seu mercado de atuação, o que irá viabilizar novas oportunidades, afinal, a sua reputação é uma indicação de que você cumpre com seus compromissos, o que aumenta a confiabilidade e segurança de parceiros e fornecedores que se sentem mais confiantes em fechar negócios.

2. É essencial para o gerenciamento de crises

Atualmente vivemos em um contexto em que, graças à internet, a circulação de informações é quase ilimitada e, com esse grande fluxo, nem sempre é possível controlar o que é dito. Justamente por isso, as chamadas “fake news”, por exemplo, têm sido difundidas com uma velocidade inimaginável. Sendo assim, a reputação também possui um papel estratégico extremamente importante no gerenciamento de crises, agindo como uma espécie de “blindagem” contra informações incoerentes e até mesmo possíveis difamações de concorrentes, pois a postura que sua empresa apresentou ao longo dos anos servirá como proteção contra crises e conflitos.

A reputação também possui um papel estratégico extremamente importante no gerenciamento de crises, agindo como uma espécie de “blindagem” contra informações incoerentes e até mesmo possíveis difamações.

3. Aumenta a autoridade no mercado e valoriza a organização financeiramente

Você preferiria investir em uma empresa que tem uma reputação sólida no mercado ou uma empresa da qual você nunca ouviu falar? Com uma empresa de reputação, certo? O mesmo vale para os seus possíveis parceiros e investidores. Quando você realiza um trabalho voltado para a construção de uma reputação, produzindo conteúdos relevantes e se dedicando na manutenção de um bom relacionamento com seus públicos, inevitavelmente a sua autoridade no mercado aumenta, o que faz com que sua empresa seja vista e entre no radar de possíveis parceiros no mercado que você atua. Por isso, uma boa reputação é fundamental para influenciar positivamente investidores e parceiros a firmarem parcerias com você, o que é fundamental para a saúde financeira de uma organização.

4. Ajuda a fidelizar o cliente

Você sabia que adquirir um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um consumidor que já tenha feito negócio com a sua empresa anteriormente? Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo e que as pessoas não consomem mais como antigamente. Se antes o que importava era a qualidade e o preço do produto hoje o que importa são as marcas que tem cada vez mais seu sucesso atrelado à percepção que os consumidores possuem de seus valores e princípios, ou seja, de sua reputação.

Assim sendo, construir uma boa imagem é fundamental em uma realidade onde clientes buscam construir uma relação de confiança com as empresas das quais eles consomem produtos ou serviços. Quando sua companhia tem uma boa reputação os consumidores se sentem tranquilos em negociar com você, pois sabem que não apenas receberão produtos de qualidade, como terão qualquer eventual problema resolvido.

5. Auxilia na obtenção de certificados premiações e selos de qualidade

A reputação é essencial para que uma empresa consiga garantir certificações, selos e premiações de qualidade, o que é fundamental para aumentar a credibilidade da organização para o mercado e passar ainda mais segurança para clientes.

Esse tipo de reconhecimento é muito mais importante do que qualquer tipo de material ou ação de marketing que você possa fazer, pois representa como a sua empresa é percebida pelo mercado, fortalecendo as suas relações com os seus públicos.

O CONSUMIDOR DIGITAL

Esses 5 tópicos resumem apenas algumas das inúmeras vantagens de construir uma boa reputação, mas por mais tentador que seja visar apenas os benefícios, é preciso sempre lembrar que consolidar e sustentar a reputação da sua marca é um trabalho que demanda tempo e dedicação para que você possa colher os bons frutos que ela oferece.

... consolidar e sustentar a reputação da sua marca é um trabalho que demanda tempo e dedicação para que você possa colher os bons frutos que ela oferece.

Por isso, a manutenção da sua reputação é muito importante e a identidade, os projetos e ações desenvolvidas devem estar sempre alinhados aos princípios e objetivos que sua empresa deseja alcançar para que ela se torne relevante para o mercado, aumente os números de vendas e caminhe a passos largos em direção ao sucesso!

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