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As armadilhas dos calendários de publicação prontos

“Clique aqui e baixe o calendário definitivo de publicações para redes sociais da sua marca!”. Quem nunca se deparou com uma chamada desse tipo? É tentador pensar que apenas passando seu e-mail em um formulário de contato você terá acesso a um recurso que te possibilitará trabalhar por 365 dias sem maiores dificuldades.

Mas, como todo mundo sabe, nada é fácil nessa vida. Para produzir um conteúdo autêntico e de qualidade não basta ter nas mãos um guia de sugestões de posts, como os de datas comemorativas. Esse trabalho exige da parte do produtor de conteúdo uma sequência de atividades que demandam tempo e esforço intelectual. Um fluxo de produção de conteúdo de qualidade exige no mínimo:

·         Interpretação adequada do briefing proposto pelo cliente;

·         Entendimento da marca e seus produtos;

·         Pesquisa de referências e tendências de conteúdo;

·         Contextualização dos conteúdos às datas comemorativas/sazonais;

·        Planejamento de um cronograma de publicações conciso para que o conteúdo seja distribuído da maneira mais otimizada possível nos posts;

·       Elaboração do conteúdo a ser inserido na arte, seja um post estático, gif, stories ou outros (e que fique claro que aqui não estamos falando da criação da arte em si, pois isso demanda outro esforço);

·         Elaboração do texto da postagem seguindo as diretrizes das respectivas redes sociais para que o algoritmo delas “leia” melhor a postagem;

·         Revisão do conteúdo;

·         E enfim……a publicação.

 Com tantos fatores envolvidos – e nós nem falamos de todos aqui – para produzir um conteúdo coerente, fica difícil acreditar que um calendário pronto atenderá plenamente às necessidades da sua marca e trará resultados reais. Porém, não desanime! É sim possível produzir conteúdo de qualidade! Para isso, vamos deixar algumas dicas preciosas a seguir:

1.       Entenda o produto/serviço:

Ao entender a marca e o produto/serviço oferecido você terá uma visão mais ampla de qual mensagem deverá ser passada, o que é essencial para atingir os resultados que você deseja.

 2.       Conheça o seu público:

Esse ponto é crucial. Ao conhecer seu público, você será capaz de escolher a rede social ideal para sua mensagem e conseguirá definir a linguagem e o tom certo para aquela determinada audiência, otimizando a sua comunicação.

 3.       Defina um tema principal:

É bom postar algo avulso de vez em quando, afinal, as marcas devem estar atentas às oportunidades que surgem a cada minuto (quem nunca postou um meme do BBB, não é mesmo?). No entanto, apelar sempre para o “improviso” torna sua marca fraca. É necessário ter em pauta um tema para se guiar. Por exemplo, se você vende produtos de skincare, não pense apenas nas características dos produtos oferecidos, mas sim em um tema que envolva todo o conjunto de produtos, como: “Cuidar da pele não é só estética, é saúde”. A partir disso, contextualize seus produtos e crie uma sequência de postagens que convirja para o tema principal.

 4.       Defina períodos de publicação:

Você pode definir um período de acordo com a quantidade de assuntos que você deseja explorar sobre o tema principal. Tente fazer um cronograma de no mínimo 15 dias e no máximo 2 meses, o que dará ao público a chance de absorver a linha de raciocínio sem saturá-lo.

 5.       Desenvolva os desdobramentos do tema principal:

Tendo um tema principal e um período de publicação definido, parta para a produção e desenvolva conteúdos variados para que seu feed não vire aquela coisa chata que ninguém aguenta ver. Varie entre criação de conteúdo com foco em posts estáticos, gifs, infográficos, vídeos, entre outros, sempre levando em consideração todos os tópicos anteriores.

 6.       Mensure os resultados:

A melhor maneira de saber se o que está sendo produzido realmente está gerando resultados reais é mensurar. Acompanhe o número de curtidas, os comentários e interprete todos os dados possíveis. Assim, você poderá reforçar sua estratégia de conteúdo ou mudar de direção se necessário.

Como vimos, produzir conteúdo exige muito esforço, pesquisa e criatividade. Não caia nas armadilhas dos calendários prontos. Invista energia na produção do seu próprio calendário ou conte com agências dispostas a pensar de maneira planejada e estratégica para o seu negócio. 

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