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Desvendando o termo: O que é conteúdo digital, qual sua importância e como produzir

O que é conteúdo digital?

Qualquer conteúdo que pode ser propagável em um meio digital é considerado conteúdo digital. Ou seja, quase todo conteúdo que você não vê em um papel é um conteúdo digital, seja no telão da padaria ou no computador e celular. Leu, bateu o olho ou ouviu algo vindo de algum aparelho? Provável que seja um conteúdo digital 😊. Sendo assim, conteúdo digital é tudo aquilo que existe em formato digital. 

Atualmente, estamos em contato com conteúdos digitais constantemente, seja ao ler os e-mails que recebemos ou ao acessarmos nossas redes sociais. Sim, aquele comentário que você faz na foto do seu colega não deixa de ser um conteúdo digital. Quando você envia um gif no grupo do pessoal do trabalho ou da faculdade também. Aquela receita que você acompanha do tablet enquanto prepara um jantar também entra para essa lista. Viu como ele permeia todas as nossas interações?

Mas claro que aqui nosso foco são os conteúdos feitos por empresas e marcas visando relevância e alcance. Um conteúdo mais planejado e pensado para trazer engajamento e reconhecimento para elas. Nesse sentido, podemos dizer que conteúdo digital é composto por toda informação que é produzida no meio digital por marcas, empresas e instituições com o intuito de dar visibilidade a elas e criar conexões com seu público alvo. Agora que você já sabe o que é um conteúdo digital, vamos abordar quais são os formatos mais utilizados, em quais canais eles costumam estar e qual a importância desse tipo de conteúdo. Por fim, citaremos seus benefícios e como produzir um bom conteúdo digital. Venha com a gente!

 

Quais são os formatos de conteúdo digital?

Há diversos formatos de conteúdo digital e, por isso, separamos os cinco mais usados. Confira!

Textos

Os textos podem ser o meio principal ou pilares para algum outro formato de conteúdo, ou seja, o conteúdo digital pode ser simplesmente textual ou ter outro formato que contenha textos. Exemplos são postagens em blogs e sites, White Papers, boletins digitais, e-mails, legendas e ebooks.

Quiz e enquetes

O conteúdo pode ser interativo e solicitar a participação do receptor por meio de perguntas, como em um quiz ou enquete. No primeiro pode haver perguntas certas e erradas contendo resultados para os participantes, já no segundo, conseguimos coletar dados e opiniões dos receptores por meio de perguntas ou afirmações.

Imagens

Elas englobam fotos, memes, gifs, desenhos, ilustrações e até mesmo vídeos. Sendo assim, são conteúdos que podem ser estatísticos ou terem movimentos. A internet, atualmente, é muito imagética e quase todos os conteúdos costumam vir acompanhados de imagens. Além disso, os vídeos são bastante procurados na internet e têm grande número de acessos se comparados às demais formas de conteúdo.

Consumo de vídeo por streaming

O Inside Video 2022, pesquisa da Kantar Ibope Media, divulgou dados que mostram o crescimento dos serviços de streaming no Brasil. De acordo com o estudo, os brasileiros dedicam 21% de seu tempo com vídeos em plataformas on-line. “O impacto causado pelo formato em vídeo na população também chama a atenção do mercado publicitário, cujos esforços nesse tipo de conteúdo seguem a mesma tendência. Em 2021, 63% de todo o investimento publicitário foi feito em formatos de vídeo.”

Gráficos e infográficos

Estes modelos trazem dados e informações de modo mais esquematizado. Neles costumam ser utilizados textos, imagens, ícones e qualquer outra forma que torne o assunto mais interessante.

Áudios

A era da rádio parece ter migrado para o meio digital, uma vez que os podcasts estão cada vez mais em alta. Atualmente, até mesmo noticiários e postagens textuais têm se utilizado de áudio leitura para suas publicações.

Mercado de podcast brasileiro

De acordo com pesquisa divulgada pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), o consumo de podcast aumentou no Brasil. No último ano, 35% dos brasileiros com acesso à internet deram audiência a podcasts três ou mais vezes por semana. Entre os principais motivos que levam os brasileiros a ouvirem esse formato de conteúdo, está o de aprofundar assuntos de interesse (53%) e obter conhecimento (48%).

Conteúdo bônus

Conforme o tempo vai passando, novas possibilidades de conteúdo digital vão ganhando espaço na internet. É o caso de formatos específicos que algumas redes sociais possuem, por exemplo, Reels nos Instagram; vídeos mais interativos no Tik Tok, como challenges e reconstituições de diálogos; Stories no Instagram e Facebook, que ficam disponível por tempo determinado ou são fixados em abas intituladas destaques; carrossel, que permite uma sequência de postagens; tweets no Twitter; podcasts em plataformas de streaming e outras; e os posts ou postagens, que vamos aprofundar a seguir.

Posts para redes sociais

Não podíamos deixar de citar os famosos posts das redes sociais (também conhecidos como social posts), sobre os quais você deve estar se perguntando: onde eles se encaixam? Os posts destinados às redes sociais são todo conteúdo produzido e pensado para essas mídias, seja Facebook, LinkedIn, Instagram ou qualquer outra rede social que já exista ou venha aparecer nesse espaço em constante mutação chamado internet.

Eles podem conter um dos formatos que mencionamos, individualmente, ou em conjunto, sendo possível abranger todos eles. Sim, um post pode conter texto, imagem, áudio, gráficos e o que mais você imaginar de uma só vez. Vale lembrar que os conteúdos devem ser relevantes para ter bons resultados, por isso, separamos aqui 8 passos que você deve seguir para produzir posts arrebatadores. Além disso, é indispensável entender melhor cada rede social antes de iniciar a produção de conteúdo para ela.

Quais são os canais para divulgar conteúdo digital

A Comunicação digital está em todos os locais e você pode acessar por meio de diferentes modos, seja pelo computador, celular, tablet ou mesmo em um ponto de ônibus digitalizado ou telas espalhadas em outros locais. Por isso, há uma infinidade de canais pelos quais podemos compartilhar conteúdo digital, confira alguns deles:

  • Sites de diversos tipos;
  • Blogs;
  • Redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok, Twitter e outras;
  • YouTube ou outras plataformas de vídeo;
  • E-mails Marketing;
  • Plataformas de streaming, seja de vídeo ou áudio;
  • Newsletters;
  • E-books.

 

Qual a importância do conteúdo digital?

O conteúdo pode ser considerado o protagonista da comunicação, já que ele muitas vezes é quem passa a informação que se faz necessária para o ato de comunicar. Com o conteúdo é possível definir estratégias e engajar o público-alvo. Ele também é forte aliado do marketing digital e pode aumentar as vendas e engajamentos em diferentes plataformas.

Para empresas e marcas, o conteúdo se mostra muito eficiente na construção de um relacionamento mais duradouro com clientes, colaboradores e os diferentes stakeholders. Por meio do conteúdo digital é possível fortalecer vínculos e identificação. Sendo assim, não há motivos para não investir em conteúdo digital. Vejamos agora os benefícios que ele abarca.

 

Quais os benefícios do conteúdo digital?

Atualmente, a grande maioria da população possui acesso a meios digitais, seja pela internet ou outros modos. O acesso ao conteúdo digital se dá de um modo mais veloz do que o analógico. Por isso, seu alcance pode ser maior e demanda menor tempo.  Além disso, o conteúdo digital pode trazer inúmeros benefícios para empresas e marcas, dentre eles estão:

  • Consolidação da marca como referência com relação ao seu campo de atuação;
  • Fidelização de relacionamento com os diferentes públicos;
  • Aumento do alcance ;
  • Aumento do engajamento ;
  • Melhora no branding da marca;
  • Melhora no posicionamento da marca nos rankings de buscas;
  • Gerar vendas e leads;
  • Educar e informar o mercado;
  • Agregar valor à marca.

 

Como fazer conteúdo digital

Por fim, vamos abordar como produzir então um conteúdo digital. Importante salientar que, para produzir conteúdo digital não basta sair criando, é preciso estabelecer alguns itens antes de iniciar o processo para que seu conteúdo tenha o resultado mais próximo possível ao esperado.

Primeiro, vale definir qual o objetivo do conteúdo. Isso guiará até mesmo qual formato é mais adequado. Além disso, é preciso saber qual o público que se quer alcançar. A preocupação com o conteúdo digital deve ser a mesma, ou até maior, que se deve ter com qualquer tipo de conteúdo, inclusive, esse conteúdo é de mais fácil propagação, o que faz com que caso haja algo errado ou equivocado, o alcance seja mais ágil e maior que outro tipo de conteúdo, sendo assim, o estrago pode ser maior.  

Outra forma que pode ser bastante enriquecedora para os conteúdos digitais, é variar seus formatos, já que um mesmo conteúdo pode ser transmitido de diferentes formas. Por fim, escolha o meio pelo qual irá disponibilizar seu conteúdo. Cada plataforma tem suas especificidades, por isso, o meio é um fator importante na decisão. A linguagem utilizada também varia de acordo com o formato escolhido e demais ramificações, por exemplo, quase sempre o conteúdo de um post em uma rede social será diferente de um roteiro de vídeo publicado em alguma plataforma.

Ainda como parte do planejamento do conteúdo digital, está a produção de calendário editorial e mensuração de resultados. O primeiro visa estabelecer datas para melhor organização dos conteúdos, já que é importante ter uma estrutura da produção dos temas. Já o segundo tem como objetivo verificar se o resultado está sendo alcançado e o que deve melhorar com base na estratégia utilizada.

Um bom conteúdo vai além dos mecanismos de busca da internet e o famoso SEO, pois ele coloca seus esforços no conteúdo em si e não apenas em como fazer ele chegar a mais pessoas, por isso, de nada adianta produzir conteúdos superficiais e que estão por toda a parte na internet. Um bom copywriting entrega conteúdos exclusivos e otimizados.

O que é Copywriting?

Copywriting é a estratégia ou profissional que produz textos persuasivos e convincentes, geralmente focados na conversão, ou seja, que induzem a pessoa que está acessando o conteúdo a efetivar uma ação determinada.

Sendo assim, a chave para um bom conteúdo é a exclusividade. Por meio de muitas pesquisas e atualizações com relação às técnicas dos meios digitais, se faz um conteúdo digital de qualidade.

Marketing digital x marketing de conteúdo: Onde se usa o conteúdo digital?

O Marketing Digital consiste no conjunto de ações de marketing que uma marca ou empresa realiza on-line com diferentes objetivos, por isso, não confunda marketing digital com conteúdo digital, visto que o último é parte das ações do primeiro.

Além disso, temos o marketing de conteúdo, que consiste em produzir conteúdo personalizado com o intuito de vender e atrair público. Nem sempre ele é on-line, mas em grande parte do tempo sim, por isso, nesse caso podemos dizer que muito do marketing de conteúdo utiliza conteúdo digital.

Ou seja, o conteúdo digital é usado em ambas as estratégias de marketing: marketing digital e marketing de conteúdo.

Dica da Especialista

Ao contrário do que muitos pensam (e do que o tiktok quer que você acredite) criar conteúdo não é fácil – note aqui, que estamos falando de conteúdo bom, que gere valor e engajamento para sua empresa.

Além disso, para criar coisas que se destaquem em meio a um oceano de outros conteúdos é preciso ser criativo e inovar, afinal, ninguém quer consumir mais do mesmo.

Por isso, a minha dica de hoje é o livro “Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade”, onde o autor Austin Kleon oferece, de forma leve e agradável, dicas valiosas para ser mais criativo e produzir coisas interessantes.

Ah! E não se engane com a palavra “roube”, o livro não incentiva de forma nenhuma o plágio, apenas mostra como se inspirar e melhorar seu processo criativo!


- Flávia Castro, Gerente de Conteúdo da inside4u