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Google Ads: Os Motivos que nos Fazem Escolher a Plataforma

Se você chegou até este artigo, é possível que tenha vindo até ele através do Google, certo? Para que isso aconteça, existem estratégias que fazem com que nossos conteúdos, páginas e serviços apareçam nos resultados de busca, e uma das mais utilizadas aqui na agência Inside4u envolve o Google Ads, a plataforma de publicidade da gigante de buscas.

Campanhas planejadas e bem executadas de Google Ads podem gerar retornos bastante satisfatórios para seus negócios. Com essa ferramenta, você pode, por exemplo, divulgar sua empresa, produtos e soluções, e pagar somente quando as pessoas clicarem no link para visitar o seu site. Ou seja, você tem em mãos a possibilidade de anunciar o que você oferece para as pessoas que estão procurando por isso.

E os anúncios patrocinados configurados no Ads, não se limitam apenas a uma busca no Google. Eles podem ser exibidos, também, no Youtube ou através de sites parceiros da plataforma.

Sumário

Receita publicitária do Google só aumenta​

Dados do site Statista indicam que, somente em 2021 o Google faturou 209,49 bilhões de dólares com a sua plataforma de Ads, um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior. Os números se tornam ainda mais expressivos quando somamos as receitas de todo o período entre 2001 e 2012, que foi de US $190,19 bilhões.Ou seja, cada vez mais as empresas estão procurando o Google para anunciar seus produtos e serviços, gerar mais volume de tráfego para seu site e fazer novos contatos. Não à toa, a gigante de buscas é responsável por mais de 85% do tráfego mundial de pesquisa em dispositivos Desktop. Portanto, se você quer ser encontrado pelo seu público, você precisa considerar o Google.

Razões para Investir sua Verba de Marketing em Google Ads

Existem diversos motivos pelos quais incluímos o Google Ads em nossas estratégias de Marketing Digital, seja para nós ou para nossos clientes. Afinal, a plataforma é uma ótima alternativa para promover negócios de forma segmentada e mensurável.
Podemos destacar algumas particularidades que a plataforma do Google possui, entre elas:

Custo relativamente baixo

Se compararmos o Google Ads com outras mídias, como grandes portais que oferecem espaço para publicidade, teremos aqui um custo relativamente mais em conta.

Com ele, é possível fazer campanhas patrocinadas com pouco investimento inicial, acompanhar o retorno e fazer ajustes quando necessário.

Porém, lembre-se do seguinte: em uma campanha de rede de pesquisa*, por exemplo, você paga pelo clique, certo? O custo desse clique depende do preço da palavra-chave escolhida. Em geral, o que determina o valor da palavra-chave é o quanto ela é disputada pelo mercado.

Além disso, se a campanha não for feita por quem tem habilidade no assunto, ela pode sim ficar mais cara do que deveria, e com pouca efetividade.

É por isso que aconselhamos que conte com um parceiro que seja especialista para executar as suas campanhas ou, pelo menos, procure mais informações para não cometer erros.

O que é Rede de Pesquisa?

A Rede de Pesquisa é um dos formatos mais populares do Google Ads. Na definição do próprio Google: A rede de pesquisa do Google é um grupo de sites e apps relacionados à pesquisa em que seus anúncios podem ser exibidos. Esses anúncios podem aparecer perto dos resultados de pesquisa, quando alguém procura termos relacionados a uma das suas palavras-chave.

Controle sobre os investimentos

Diferente de boa parte de outras mídias, no Google Ads é possível controlar os gastos como for mais conveniente, seja por campanha, por mês ou por dia.

Além disso, dá para configurar a maneira como você quer ser cobrado pelo anúncio, que pode ser pelos cliques recebidos (CPC), quando acontecer uma conversão no site (CPA, ou Custo Por Aquisição), ou, ainda a cada 1000 impressões (CPM), comum à Rede de Display*.

O que é Rede de Display?

A Rede de Display é outro formato bastante interessante para se trabalhar no Google Ads. De acordo com o Google: Rede de Display é um grupo de mais de dois milhões de sites, vídeos e apps onde seus anúncios podem ser exibidos. Eles podem alcançar mais de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo. O formato permite usar a segmentação para exibir seus anúncios em contextos específicos (como "estilos de vida ao ar livre" ou "cnn.com"), para públicos-alvo específicos (como "jovens mães" ou "pessoas que compram um novo SUV"), em determinados locais e muito mais.

Existe ainda o CPV, que é o Custo Por Visualização, destinado para anúncios em vídeo. Você é cobrado quando a pessoa assiste a determinados segundos do seu anúncio ou interage com um elemento, como um botão com chamada para ação.

Avaliação do Retorno sobre os Investimentos

Além da possibilidade de controlar e otimizar os seus investimentos, o Google Ads permite acompanhar o Retorno sobre os Investimentos (ROI).

Com as informações que são compiladas pela plataforma, é possível identificar, por exemplo, quais anúncios ou palavras-chave receberam cliques e quais não estão com bom desempenho, podendo priorizar e direcionar os seus investimentos onde os resultados estiverem melhores.

Além disso, o Ads permite ver outros dados, incluindo:

  • Taxa de Cliques (CTR) – é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido. Por exemplo, se você recebesse 5 cliques em 100 impressões, sua CTR seria de 5%. Quanto maior a CTR, melhor;
  • Custo Por Clique médio das suas palavras-chave;
  • Número de conversões trazidas por cada um dos anúncios, grupos de anúncios ou campanhas;
  • Custo por conversão;
  • Quantidade de impressões (a quantidade de vezes que o seu anúncio foi exibido em alguma página).

Capacidade de Segmentação

O Google Ads oferece ainda diferentes maneiras de segmentar a exibição dos anúncios para deixá-los mais eficientes. Entre as segmentações disponíveis, estão:

  • Palavras-chave: as palavras-chave que você escolhe são usadas para exibir seus anúncios para as pessoas, conforme elas as utilizam em alguma busca no Google.
  • Público-alvo: é possível ser encontrado por pessoas com base nos conteúdos que elas acessam, seus interesses e hábitos e, até mesmo, de acordo com idade, local e idioma.
  • Local de exibição do anúncio: é possível escolher onde os anúncios serão exibidos, como por exemplo em mecanismos de pesquisa, sites e/ou blogs.
  • Programação: é possível exibir os anúncios em determinadas horas ou dias da semana, além de escolher a frequência de exibição.
  • Segmentação por Dispositivos: os anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de dispositivos (computadores, laptops, tablets e smartphones), e você pode ajustar quando e em quais deles seus anúncios vão aparecer.

Todas essas segmentações podem ser usadas de maneira isolada ou combinadas, tornando sua campanha ainda mais relevante e eficiente que qualquer outro meio de mídia.

Potencial

Para finalizar, o Google é o maior mecanismo de buscas do mundo e isso não é novidade. Hoje em dia, é comum ouvirmos frases como “joga no Google” ou “dá um Google aí” na hora que procuramos respostas para nossas perguntas. Afinal, informações sobre lugares, produtos, serviços, entre outros, podem ser rapidamente encontradas através dele.

Ou seja, se a sua empresa possui a solução para algum problema, nada melhor do que estar lá e se oferecer para resolvê-lo.

Caso você queira colocar o seu negócio para aparecer no Google, melhorar a forma como sua empresa investe em Marketing Digital, aumentar os contatos comerciais que você recebe e vender mais, nós podemos te ajudar a desenvolver e aplicar as estratégias certas, de acordo com o seu ramo de atividade. Sendo assim, entre em contato conosco clicando aqui.