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Análise SWOT

Como fazer uma Análise SWOT?

Nem sempre é fácil tomar uma decisão, principalmente no meio empresarial. Por conta disso, muitas ferramentas acabam sendo utilizadas para auxiliar na hora de fazer escolhas, pensar estrategicamente ou colocar um plano em ação. Dentre os métodos mais utilizados e conhecidos está a análise SWOT.

O método consiste em avaliar os cenários interno e externo de modo que seu projeto tenha mais chances de sucesso, para os mais otimistas, ou menos riscos, para os mais pessimistas.

Sumário

O que é a análise SWOT?

Também conhecida como FOFA, a análise SWOT é uma ferramenta de gestão usada na hora de realizar o planejamento estratégico de algum projeto.
A sigla SWOT (FOFA) significa:

  • Strengths (Forças)
  • Weaknesses (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças).
Análise SWOT

Como analisar cada uma das siglas da análise SWOT

Essas análises se dividem entre dois cenários, o ambiente interno e o externo. Cada uma delas traz suas segmentações. Confira:

Ambiente interno:

Strengths (Forças) – O que destaca determinado produto, serviço ou empresa. São as vantagens sob as quais se tem controle, aspectos que beneficiam uma empresa com relação à concorrência e seus diferenciais competitivos.
Weaknesses (Fraquezas) – questões internas que não estão bem entram aqui. Elas podem interferir no desenvolvimento do produto, serviço ou empresa.

Ambiente externo:

Opportunities (Oportunidades) – Forças externas que trazem consigo oportunidades.
Threats (Ameaças) – Forças externas e fatores desfavoráveis que podem atrapalhar seus planos e sob as quais não se tem controle.
Sendo assim, na análise que se faz do ambiente interno é possível identificar o que é preciso melhorar, por meio do fator “fraquezas” e o que é possível reforçar e destacar, por meio das “forças”. Já quando envolvemos o ambiente externo é possível estar mais atento às ameaças que podem interferir nos negócios e ter um preparo prévio para o enfrentamento de determinadas situações e ficar de olho em oportunidades geradas com o que está ao redor, mesmo que de modo passageiro ou sazonal.

Para melhor exemplificar, traremos aqui o caso da Pizzaria do Arlindo, sobre a qual comentamos em blog anterior.

Arlindo sabe que o sabor de sua pizza é inigualável, considerada umas das melhores pizzarias da região, portanto, essa é uma das forças de seu negócio. Além disso, para alinhar as demais características que podem ser incorporadas ao tópico Strengths, Arlindo pode responder algumas questões como:

  • Qual o diferencial da pizzaria?
  • Quais são os ativos mais importantes da pizzaria?
  • Do que os nossos clientes mais gostam na pizzaria?
  • Quais recursos a pizzaria tem a seu dispor?
  • Por qual motivo os colaboradores gostam de atuar na pizzaria?
  • Dentre outras.

Um dos problemas que o estabelecimento enfrenta é a falta de ingredientes, da qual há sempre reclamações dos clientes. Então esse item entra em fraquezas. Para alinhar os demais itens que entram em Weaknesses, Arlindo pode se questionar quanto a:

  • No que a pizzaria não é boa?
  • O que a concorrência faz melhor?
  • Nossos clientes reclamam de quê?
  • Quais desvantagens que a equipe da pizzaria enfrenta?
  • Estamos em falta de quais recursos?
  • Poderíamos melhorar em quais aspectos?
  • Dentre outras.

Já para analisar o ambiente externo, Arlindo pode usar as seguintes questões:

Oportunities

  • A economia atual vai nos afetar positivamente?
  • Quais oportunidades nós ainda não aproveitamos?
  • Que novas oportunidades estão surgindo?
  • O custo de nossos insumos está caindo?
  • Como podemos adquirir ingredientes mais baratos no mercado?
  • Dentre outras
 

Threats

  • Quais são as pizzarias concorrentes?
  • Quais empresas novas poderiam nos ameaçar?
  • Nossa fatia de mercado está diminuindo?
  • As mudanças do setor poderiam nos impactar negativamente?
  • O custo das nossas mercadorias está aumentando?
  • Há escassez de algum recurso essencial para nós?
  • Nossos fabricantes são confiáveis?

Assim, basta alinhar as questões referentes ao seu mercado ou negócio para conseguir uma análise ideal. Depois é só verificar o que pode ser melhorado e o que deve ser mantido.

Quando usar a análise Swot?

Dentre as características mais positivas dessa metodologia, está sua versatilidade. Pois ela pode ser usada em diferentes situações, seja para um planejamento de marketing, seja para um projeto pessoal. Além disso, as situações também englobam os mais variados direcionamentos que a pessoa que a faz pode estar procurando, como por exemplo, quando uma pessoa está na dúvida em qual investimento realizar e como diminuir os riscos de sua escolha. Portanto, quando estiver na dúvida sobre algo ou precisar planejar algo, aplique a Análise Swot.