O segredo das organizações de crescimento exponencial
- Outros
- comportamento, exponencial, mindset, propósito
- 6 de julho de 2020
De acordo com o dicionário priberam da língua portuguesa, “propósito” é um substantivo masculino que significa “aquilo que se pretende realizar” ou “finalidade”. Seja no âmbito pessoal ou profissional, todos temos propósitos que nos motivam e que impulsionam a busca por nossos objetivos.
Quando estabelecemos objetivos ou metas, falar sobre o propósito é essencial. O seu objetivo pode ser, por exemplo, comprar um carro novo ou adquirir um imóvel próprio, mas qual é o propósito que motiva a realização desse seu objetivo? O que você pretende alcançar tendo um carro novo ou um imóvel próprio, por exemplo? Segurança? Status?
Perceba que, o objeto em si, não é o propósito. Se o seu objetivo é comprar um carro novo, você o quer por um motivo muito maior do que apenas “possuí-lo”. Talvez seja porque precisa de um automóvel potente para chegar mais rápido em determinados lugares, talvez porque precise de um carro que aguente longas viagens, ou, talvez, apenas por uma questão de status.
De qualquer forma e independente de qual seja a razão, perceba que o seu objetivo “comprar um carro novo” tem um propósito diferente do que apenas “comprar” esse objeto. E essa lógica se aplica a qualquer objetivo que tenhamos: todo objetivo tem um propósito, do contrário, ele torna-se apenas um desejo vazio, sem qualquer finalidade maior.
Saindo do âmbito pessoal e adentrando os caminhos profissionais, também podemos falar sobre objetivos e propósitos.
Não é incomum que escutemos a pergunta “qual o seu objetivo?” quando as pessoas querem saber onde queremos chegar ou o que queremos alcançar, contudo, o que as pessoas que nos questionam isso não percebem, é que estão nos fazendo a pergunta errada, afinal, o que elas realmente querem saber não são os números de venda, cargo ou resultados financeiros que você quer alcançar, mas sim o propósito que te motiva a buscar os seus objetivos.
Então, a partir de agora, façamos a pergunta certa: qual é o seu propósito?
Foto: Envato Market
O PROPOSITO TRANSFORMADOR MASSIVO
Quando falamos de empresas, um conceito que tem ganho cada vez mais espaço no mundo corporativo é o Propósito Transformador Massivo, ou, para encurtar, o PTM, e ele é o grande segredo das organizações com crescimento exponencial: todas elas têm um!
Um Propósito Transformador Massivo é mais do que a declaração de um objetivo, ele é um elemento aspiracional unificador que toca tanto os corações quanto as mentes das pessoas, que se sentem tão envolvidas pelo propósito que passam a agir para que ele se torne, de fato, realidade.
Os Propósitos Transformadores não são declarações ou representações de algo que seja possível de ser realizado hoje, mas sim ambiciosos, aspiracionais e têm como foco criar uma mudança, um futuro diferente. O Google, por exemplo, tem o seguinte PTM: “Organizar a informação do mundo”. Ora, todos sabemos o que é o Google, conhecemos seus serviços e não existe discussão sobre o fato dele ser a maior empresa multinacional de serviços online e, também, o serviço de busca mais usado, contudo, é possível afirmar hoje que o Google organiza a informação do mundo? A resposta para essa pergunta é claramente uma negativa, mas isso não importa, porque o propósito continua ali, e as pessoas que compõem essa empresa continuam trabalhando para que ele se torne realidade e, com isso, a cada dia que passa, essa empresa realiza pequenas transformações guiadas por esse propósito que, pouco a pouco, serão as bases responsáveis por uma grande transformação.
"...o PTM é tão inspirador que forma uma comunidade ao redor da Organização Exponencial e espontaneamente começa a operar por conta própria..."
No livro “Organizações Exponenciais”, Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest definem o PTM como “o propósito maior e ambicioso da organização. […] Alguns pretendem transformar o planeta, outros apenas um setor produtivo. Mas a transformação radical é o sentido fundamental. E enquanto as empresas do passado poderiam se sentir envergonhadas de fazer tais afirmações, as Organizações Exponenciais de hoje declaram com sinceridade e confiança que pretendem realizar milagres.”
“O resultado mais importante de um PTM adequado é que ele gera um movimento cultural que John Hagel e John Selly Brown chamam de ‘Poder da Atração’. Ou seja, o PTM é tão inspirador que forma uma comunidade ao redor da Organização Exponencial e espontaneamente começa a operar por conta própria, criando no fim a sua própria comunidade, tribo e cultura.” Assim, o propósito transformador massivo pode ser exemplificado com uma breve explicação para cada uma das palavras que compõem o conceito:
- Propósito: Estabelece uma “finalidade”, ou seja, um motivo para o trabalho que está sendo realizado, um “porque” que una as pessoas e que as inspire.
- Transformador: Deve, necessariamente, causar ou aspirar causar uma grande transformação em uma indústria, setor, comunidade ou, mais ambiciosamente, no planeta!
- Massivo: Precisa ser audacioso e grande, de forma a inspirar as pessoas a agir.
E POR QUE ESSE PROPÓSITO TRANSFORMADOR MASSIVO É TÃO IMPORTANTE?
Viver sem um propósito é o mesmo que ficar à mercê de um mundo que cada vez mais busca propósitos! Afinal, a cada ano que passa, fica cada vez mais claro que as novas gerações carregam em si um desejo em seu âmago de realizar ou alcançar algo e, de acordo com especialistas como Michel Alcoforado, CEO da Consumoteca, as novas gerações se destacam por trabalharem com aquilo que realmente gostam, fazer o que as move de fato, seguindo a máxima “dinheiro é consequência”.
Assim, o Propósito Transformador Massivo não deve ser apenas algo puramente emocional, mas sim, igualmente, uma ferramenta para alcançar algo muito maior, uma noção aspiracional do que a sua busca deve se transformar, que possa gerar o engajamento emocional e racional de seus colaboradores, parceiros, clientes e da sociedade.
E nesse momento você pode estar se perguntando: “como assim engajamento emocional e racional?”
De uma maneira simplória, podemos dizer que o engajamento emocional é o engajamento resultante de nossos sentimentos, e o engajamento racional é aquele resultante da lógica. O primeiro diz respeito a um compromisso emocional, um significado pessoal atribuído pelo Propósito Transformador Massivo de sua empresa, que faz com que o colaborador absorva e aja de acordo com o mesmo. Já o segundo tem uma ligação com questões mais objetivas, como a crença de que o seu Propósito Transformador Massivo é coerente, bem estruturado e irá ajudar sua companhia a crescer e alcançar melhores resultados, ou seja, de que seu propósito faz sentido e que é possível confiar que ele irá causar grandes disrupturas no mundo.
Com um propósito transformador massivo que gere engajamento racional e emocional, você atrai um público que se identifica com a sua empresa e, além disso, oferece aos seus colaboradores um propósito para o qual se dedicar, afinal, em geral, as pessoas destinam um terço de seus dias ao trabalho, e para que essa aplicação de tempo faça sentido, é necessário que exista um propósito maior com o qual o colaborador se identifique e no qual ele acredite!
Quanto mais o Propósito Transformador Massivo for claro e gerar engajamento emocional e racional, mais dedicados serão seus colaboradores, melhor eles trabalharão e, o melhor de tudo, mais satisfeitos eles se sentirão com o trabalho realizado!
Foto: Envato Market
O QUE NÃO É UM PROPÓSITO TRANSFORMADOR MASSIVO?
Agora que você já sabe o que é um Propósito Transformador Massivo, é importante também saber reconhecer o que não é um PTM, afinal, se você irá definir um PTM para sua empresa é necessário que você o faça corretamente, sem cair em clichês que não impulsionem grandes mudanças para sua empresa e todos aqueles que são impactados por ela.
Em primeiro lugar, como mencionado anteriormente, o Propósito Transformador não deve ser uma meta ou ação de curto prazo, mas sim um norteador que deverá guiar as ações da sua empresa por muitos anos, pois ele estimula as pessoas a agirem com a finalidade de causar uma transformação, inspirando-as a trabalhar para causar mudanças e reunindo colaboradores, parceiros e clientes engajados.
Também é muito importante lembrar que o seu PTM não deve ter como foco o lucro, pois a sua intenção deve ser causar uma transformação que movimentará todos os setores da sua empresa, e o lucro e o crescimento irão surgir como consequência da busca pelo seu Propósito Transformador Massivo.
Além disso, diferentemente de uma visão ou missão que seja direcionada para um determinado grupo de pessoas, um mercado específico ou um serviço especializado, os PTM’s normalmente são abrangentes e devem ser aplicáveis e apelativos para o maior número possível de pessoas, independe do mercado em que você atua. Sendo assim, justamente por isso, não é recomendado que você escreva o seu PTM como uma visão ou missão de sua empresa, evitando descrever o que a sua organização quer se tornar e focando na mudança que ela quer promover.
Por fim, é muito importante também que você tenha em mente que o PTM não é um slogan para a sua marca e não deve promover um produto ou serviço, mas sim ser voltado para o seu cliente.
PTM COMO VANTAGEM COMPETITIVA
Quando falamos de negócios, um propósito bem estabelecido é o que diferencia empresas bem-sucedidas de empresas que podem não durar por muitos anos, afinal, quando existem diretrizes que guiam as ações de uma organização é muito mais fácil elaborar planos, estratégias e propostas que possam convencer parceiros, investidores e o público em geral de que a sua empresa possui valor e pode oferecer algo de bom para o mercado e a sociedade como um todo.
É por isso que, atualmente, as chamadas “Organizações Exponenciais”, ou seja, as empresas que mais prosperam, possuem um PTM que guia todos as suas atividades, estratégias e processos. As Organizações Exponenciais se diferenciam não apenas por seu crescimento e prosperidade, mas também porque causam grandes impactos nos mercados onde atuam, diferentemente de empresas tradicionais, que muitas vezes conseguem manter um lucro constante e uma atuação estável, mas não causam grandes mudanças ou disrupturas em sua área de atuação.
E essa habilidade de causar mudanças e quebrar com paradigmas está justamente ligada à existência de um Propósito Transformador Massivo que é utilizado como uma ferramenta de crescimento para a organização, sendo a grande inspiração, o motivador de todas as pequenas e grandes ações de uma Organização Exponencial, afinal, para solucionar problemas e alcançar grandes resultados, é necessário contar com pessoas dispostas a empreender grandes tarefas, e o que leva as pessoas a se envolverem em grandes projetos, engajarem em missões, se dedicarem a superar desafios e criar soluções disruptivas? Exatamente: um propósito!
Essa forma diferente de conduzir as os negócios, esse fator aspiracional e motivacional é o que ajuda essas empresas a crescerem, pois, como já foi explicado anteriormente, colaboradores com um propósito são colaboradores engajados e, além disso, consumidores que engajam com o seu propósito são consumidores fiéis, afinal, não é novidade para ninguém que atualmente a identificação com a marca, seus valores e propósitos tornou-se um fator essencial para a decisão de compra e, por isso, um propósito que engaje com uma causa maior e explicite o posicionamento da sua marca perante o mundo é um grande diferencial.
O mundo mudou e continua a mudar, e as empresas precisam acompanhar tais mudanças. Hoje, ter uma missão, visão e valores dedicadas a alcançar o sucesso em determinado mercado não é mais suficiente para atrair um público e colaboradores fiéis. Novas empresas fazem negócios de forma diferente, novas empresas entendem a necessidade de engajar com uma causa que toque o emocional e o racional das pessoas. Assim como movimentos sociais e inovações científicas são motivadas por um propósito transformador massivo e têm como objetivo causar uma grande mudança no futuro, empresas também podem, com um propósito unificador, causar a alavancagem organizacional e, de quebra, trazer grandes impactos positivos para o mundo.
Acesse o Insights e Tendências para mais conteúdos!
E nos siga nas redes sociais, Facebook, Instagram e LinkedIn.
Fonte: SALIM, Ismail, MALONE, Michael, VAN GEEST, Yuri. Organizações Exponenciais: Organizações exponenciais: Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). 1ª Edição. Alta Books.