Marketing Não Convencional: 3 Ações Diferentes
- Dicas
- estratégia, marketing
- 17 de outubro de 2022
Nem só de postagens e vídeos virais na rede social vive o marketing!
Nós sabemos que o digital está em alta e que as redes sociais fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. Contudo, isso não significa que todas as ações de marketing devem estar limitadas a elas, muito pelo contrário: para sair na frente e se diferenciar das demais marcas, você precisa apostar em coisas diferentes.
Por isso, nesse artigo separamos três tipos de ações fora da caixa para você se inspirar e surpreender o seu público!
Sumário
Ativações: o que é?
As ativações podem ser feitas nos mais diferentes formatos, mas, basicamente, se tratam de campanhas físicas em shows, mercados, shoppings e eventos em geral.
Essa estratégia é efetiva pois, além de marcar presença, consiste em inserir marcas em momentos positivos e marcantes na vida das pessoas, ajudando a incorporar uma imagem favorável na mente de possíveis consumidores.
Quem fez e deu certo?
Imagine, por exemplo, que você está no Rock In Rio e o show do seu artista favorito irá acontecer na arena Itaú. Ou que, entre os shows, você possa visitar uma microfloresta urbana e andar na tirolesa de 200 metros que a Heineken preparou. Muito legal né?
Tudo isso realmente aconteceu no Rock In Rio 2022! Inúmeras marcas patrocinaram o evento e colocaram a criatividade a prova para poder proporcionar boas experiências para aqueles que estiveram no local.
Então, para resumir, as ativações ajudam a expor a marca e a ganhar o coração do público.
Apesar das vantagens, lembre-se: é preciso ter cuidado! As ativações devem ser pensadas e executadas para garantir uma boa experiência para o público, então é essencial revisar o plano quantas vezes for necessário para garantir que nada sairá errado.
Product Placement: o que é?
Já aconteceu de você estar assistindo uma série ou filme e, de repente, uma personagem abre uma cerveja de uma marca que você reconhece, usa um smarthphone da marca da maçãzinha ou um produto de beleza famoso? Isso é product placement!
Essa estratégia consiste em introduzir uma marca ou produto de forma natural em conteúdos diversos, ou seja, o público é impactado de forma sutil, mas ainda assim poderosa, pois a propaganda passa a fazer parte da produção audiovisual.
Nesse sentido, o product placement tem ainda mais uma vantagem ao seu favor: quem não quer se sentir mais próximo de seus personagens preferidos, usando os mesmos produtos que eles?
Em um momento em que cada vez mais pessoas rejeitam as propagandas tradicionais que, ao invés de engajar, causam distanciamento com a audiência, o product placement é um ótimo investimento.
Publicidade Velada
O Código de Defesa do Consumidor brasileiro não permite “publicidade velada”, por isso, o product placement muitas vezes é inserido de forma muito explícita – ou até mesmo artificial – o que faz com que ele perca o sentido.
Por isso, é preciso pensar em formas de incluir os produtos na trama com naturalidade, mas não muita, pois senão essa inclusão poderá ser considerada subliminar (ou, se preferir, “velada”) e poderá ser punida.
Quem fez e deu certo?
- O filme ET, de 1982, foi o primeiro a usar esse recurso. A cena em questão é quando Elliot joga as bolinhas Reese’s da Hershey’s para atrair o ET.
- A cachaça brasileira 51 soube aproveitar o hype do seriado americano – e líder de audiência – The Big Bang Theory. Em um episódio que foi ao ar em 2013, é possível ver uma garrafa de cachaça na cozinha de uma das personagens.
- De pernas pro ar 2 driblou o código do consumidor e usou diversas vezes o product placement. Logo na primeira cena, Alice aparece trabalhando em um Macbook, da Apple
Intervenções urbanas: o que é?
Por definição, as intervenções urbanas são manifestações artísticas realizadas em espaços urbanos.
Quando trazemos esse conceito para o marketing, as intervenções urbanas podem ser definidas como uma forma de promover uma marca, serviço ou produto para o público, geralmente através de interações em ruas, shoppings, grandes avenidas, transportes públicos, parques, etc.
Com a digitalização e a possibilidade de capturas de leads online, muitos deixaram as intervenções offline de lado, mas se utilizadas corretamente, elas podem causar um grande impacto, ajudando a atrair atenção e fixar sua marca na mente de possíveis consumidores.
Para dar certo, as intervenções urbanas precisam ser criativas e cativar a atenção do público. Entre as vantagens de utilizar esse tipo de ação, podemos citar a veiculação em tempo integral, afinal, as intervenções podem ser posicionadas ininterruptamente e, sendo assim, se o local de exibição for escolhido corretamente, o fluxo de pessoas impactadas é enorme.
Além disso, com as intervenções urbanas é possível impactar os mais diferentes públicos, que talvez não pudessem ser alcançados através de campanhas segmentadas nas redes sociais.
Quem fez e deu certo?
Um dos pontos mais interessantes sobre as intervenções urbanas é que elas podem ser mais ou menos complexas, o que importa é chamar a atenção.
Uma ação simples de intervenção urbana são os outdoors. Um exemplo de bom uso deles está em uma ação realizada pelo McDonald’s, nos Estados Unidos. A gigante do fast-food espalhou diversos outdoors por estradas e, cada um deles, dava direções de como chegar ao restaurante McDonald’s mais próximo. Nada complicado, mas bastante efetivo.
Um outro exemplo de ação que deu certo é a intervenção feita pela emissora Fox Sports em 2014. Na onda da copa do mundo, a empresa criou a campanha “sinta-se lá”, transformando alguns dos vagões da linha amarela do metrô em estádios de futebol.
Como aplicar ações de Marketing Não Convencional
Isso vai depender de muitos fatores e, o mais importante deles, é conhecer bem os seus objetivos, afinal, uma ação só pode ser bem-sucedida se você sabe o que está querendo alcançar com ela – tema que nós tratamos em um artigo muito relevante sobre planejamento estratégico.
Por isso, esperamos que as ações aqui citadas possam servir de inspiração, mas que você sempre tenha em mente que elas apenas darão certo se forem planejadas considerando suas metas e as pessoas que você quer atingir!