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EO e SEM para as empresas

Qual é a importância do SEO e SEM para as empresas?

Você já ouviu a expressão “cresça e apareça”? Super comum na infância e adolescência de algumas pessoas, ela também pode ser aplicada no marketing quando falamos dos famosos sites de busca. Para resumir o dilema: quem não aparece, não é visto, e não ser visto é praticamente o mesmo que não existir.
Por isso, se você não quer que sua empresa fique para trás, é essencial começar a trabalhar para que seu site seja um dos primeiros resultados nos buscadores, e para começar a fazer isso, é essencial entender o que é e qual a importância do SEO e SEM. Continue lendo o texto para saber mais!

Qual é a relevância dos sites de busca?

Durante os primeiros anos de popularização da internet no Brasil, era comum precisarmos saber o endereço de um site para poder visitá-lo. Eram tantos dáblios, pontos e barras para memorizar que nem sempre era fácil visitar a página que você estava precisando naquele momento.
Eis que, alguns anos depois, popularizou-se também o Google como site de buscas, democratizando o acesso ao conteúdo, inclusive para aqueles que não tinham nenhuma afinidade com a web.
E o uso da gigante de buscas foi muito além daquela pesquisa de assuntos para fazer um trabalho de escola, como era de costume nos tempos do “Cadê?”. Hoje, basta querer acessar qualquer página na internet que preferimos “jogar no Google” do que preencher o seu endereço na barra do navegador.

Por que as empresas devem se preocupar em aparecer no Google?

Com as facilidades que o Google trouxe aos usuários, veio também uma enxurrada de oportunidades para pessoas e empresas que querem ser encontradas. Não à toa, de acordo com o Resultados Digitais, o número de páginas indexadas na gigante de buscas ultrapassa os 60 trilhões. Ou seja, como é de se imaginar, o Google é o site mais acessado do mundo, segundo a ferramenta de análise de sites Similar Web.
Com tudo isso, em meio a tantos trilhões de páginas, como ser encontrado no Google? Como escalar o ranking do sucesso e aparecer nos primeiros lugares dos resultados de buscas?
É sobre isso que vamos falar a seguir!
Existem, basicamente, dois conceitos que podem ser aplicados e fazer com que seu site apareça nas primeiras posições do Google: SEO E SEM.

O que é SEO?

O SEO (em inglês, Search Engine Optimization) é um conceito que representa técnicas orgânicas para aparecer nos resultados de pesquisa, que devem ser planejadas e executadas de forma consistente e contínua.
Complicado? Calma que a gente te explica melhor.
Como a própria tradução literal do conceito sugere (Motor de Otimização de Busca), o SEO trata-se da aplicação de um conjunto de técnicas que visam colocar um site nas primeiras posições de resultados nos buscadores. Isso é feito através de estratégias como o uso de palavras-chave, tamanho do texto, aplicação de títulos e etc.
Dependendo de alguns fatores, como a qualidade do seu site, o mercado em que você atua, o assunto que você aborda e a maneira como o seu conteúdo está disponível, pode sim levar alguns dias, como também pode levar meses, para que você comece a aparecer na primeira página do Google, mesmo fazendo toda a lição de casa.
Em geral, este é um trabalho de longo prazo, mas que deve sim ser realizado o quanto antes possível se você quiser conquistar mais tráfego para o seu site e ter um negócio realmente duradouro na internet. Uma vez que suas páginas estão indexadas corretamente, com conteúdos de qualidade, você garante um maior número de acessos ao seu site de forma orgânica, sem precisar gastar com isso ao longo do tempo.

O que é SEM?

Já o conceito SEM (em inglês, Search Engine Marketing), utiliza métodos pagos para aparecer nos resultados de pesquisa, mas também demanda bastante dedicação no planejamento e na realização do trabalho.
Existem algumas vantagens em investir em conteúdo patrocinado no Google. Por exemplo:

  • Ver a sua página aparecer no Google em menos de 24 horas: A grande maioria dos anúncios patrocinados do Google são analisados e aprovados em menos de 24 horas. Depois disso, a(s) campanha(s) já começam a ser exibidas pelo site de buscas, de acordo com as configurações que você definir.
  • Escolher para quem seu site será exibido no Google: As ferramentas de planejamento e construção de anúncios do Google permitem fazer uma série de configurações, possibilitando que você literalmente decida para quem você quer que seu anúncio seja exibido. Ou seja, você pode definir quem é o seu público-alvo de acordo, por exemplo, com a definição das palavras-chave que melhor correspondam aos seus objetivos e a região que você quer atingir.
  • Estar à frente da concorrência nos resultados de pesquisa do Google: De certa forma, é bem verdade que quanto maior for a sua verba para anúncios patrocinados no Google, maior será também a possibilidade de aparecer mais vezes nos resultados da busca do site. Porém, só a verba não significa muita coisa se você não souber como otimizar as suas campanhas. Afinal de contas, você precisa mais que exposição: precisa que os usuários interessados naquele assunto pesquisado sejam atraídos pelo seu anúncio, cliquem no seu link, para que, aí sim, sejam levados até a sua página. Considerando que você tem concorrentes que também fazem anúncios, quanto mais otimizada a sua campanha estiver, melhor será a relação entre o seu custo por palavra-chave e clique. Ou seja, não necessariamente você precisa pagar mais caro que a concorrência para estar à frente.

Então, afinal, qual é a diferença entre SEO e SEM?

Para colocar em termos claros, podemos dizer que o SEO é a otimização para que os buscadores vejam relevância em seu conteúdo. Já o SEM é o jeito pago de isso acontecer.
Vamos fazer uma analogia simples: o SEO é como a construção de uma casa própria. Você a ergueu tijolo por tijolo, cômodo por cômodo. Dá muito trabalho, mas ao final, aquela casa é sua e – em geral – ninguém poderá tirar você dali.
Já o SEM é como uma casa alugada. Enquanto você estiver pagando, poderá morar ali, mas a partir do momento em que parar de pagar, terá que sair.

SEO e SEM: Qual é a melhor?

 

O melhor dos mundos é fazer os dois em paralelo, SEO e SEM, porque eles se complementam a um efetivo trabalho de marketing digital e de conteúdo. O que é determinante na diferença entre os dois é que um não requer, necessariamente, um investimento monetário. Já o outro, obrigatoriamente precisa ser pago ou patrocinado.
No primeiro caso, você não terá garantias de que seu site será exibido na primeira página do Google, sobretudo em um curto espaço de tempo. No segundo, a tendência é que seu site apareça em até 24 horas. Contudo, o trabalho feito em SEO é a garantia de que suas páginas aparecerão “para sempre” no Google, inclusive entre os primeiros resultados das buscas, conforme a qualidade e a constância do seu conteúdo. Mas o trabalho em SEM precisa ser pago de forma contínua para que seu site continue sendo visto na ferramenta de pesquisas.
Seja qual for a metodologia, leve em consideração o seguinte: para se ter um trabalho de sucesso em SEO ou em SEM, você precisa de planejamento e uma certa experiência, tanto na construção de conteúdos ou anúncios que sejam “amigáveis” para o Google e atrativos para os potenciais visitantes, como também na maneira correta de aplicar uma série de atributos, como as palavras-chave que serão utilizadas e o uso correto de tags HTML, por exemplo. Se você precisar de um trabalho voltado para isso, conte com a Inside4u. Veja aqui o que podemos fazer juntos.
Sobre os checklists necessários e o passo a passo para desenvolver cada uma das estratégias, nós os abordaremos de forma mais aprofundada em um próximo artigo. Até lá!