fbpx
Vantagens do Business Intelligence

7 vantagens do Business Intelligence para o seu negócio

Atualmente, tem sido muito comum falar de dados. O “novo petróleo” está em todo o lugar e muitos querem encontrá-lo. As empresas têm buscado cada vez com mais força as informações que podem ser geradas através dos dados, isso porque, tais informações, podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

E é através do BI (Business Intelligence) que os gestores encontram diversas respostas para as suas perguntas.

Se quiser entender um pouco mais sobre BI, veja esse artigo!

Sumário

Mas afinal, quais são as vantagens de implantar o BI?

Elencamos aqui 7 principais vantagens da implantação de business intelligence (BI) para o seu negócio.

  • Otimização de processos e ações
  • Democratização dos dados
  • Tomada de decisões mais assertivas
  • Antecipação de problemas
  • Identificação de oportunidades
  • Redução de custos
  • Aumento de lucratividade
Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas?
  • Otimização de processos e ações
Ao implantar o BI, é possível enxergar de maneira mais ampla as interconexões entre as áreas da empresa. Entender como a “engrenagem” está funcionando é essencial para que os gestores possam promover mudanças que otimizem os processos entre essas áreas. Um exemplo é a melhoria dos processos de logística em relação ao volume de demanda de vendas do e-commerce. Outro exemplo também é a otimização da aplicação de verbas de marketing em anúncios pagos em plataformas e buscadores.
  • Democratização dos dados
Ter acesso à informação muitas vezes é um fator complexo até mesmo dentro da própria empresa. Ao adotar o business intelligence, aliado a dashboards intuitivos e de fácil leitura, promove-se a democratização da informação. Com isso, é possível nivelar as expectativas de toda a equipe com relação às metas estabelecidas, bem como manter todos atualizados sobre a performance. Um time que consegue ver o “mapa” da empresa é um time que sabe para onde ir.
  • Tomada de decisões mais assertivas
Saber para onde ir muitas vezes envolve tomadas de decisões complexas. E se os gestores ou equipe estiverem às cegas, isso se torna ainda pior. Ao implantar o BI, gestores conseguem – a partir de dados e não de achismos -, definir KPIs (aqui falamos um pouco mais sobre KPIs) e definir quais as melhores estratégias e caminhos a serem tomados.
  • Antecipação de problemas
Nem tudo são flores, mas se você sabe que há uma tempestade chegando, é muito mais fácil se proteger. Ao adotar business intelligence, os gestores conquistam o poder de conseguir prever situações que muitas vezes seriam impossíveis de serem previstas sem dados. Por exemplo, se é identificado que há picos de acessos em determinados horários em um site e que meu servidor não suporta mais do que 1.000 pessoas online simultaneamente, o gestor da área de T.I. precisa tomar atitudes que envolvam a melhoria desses servidores para que o site possa receber seguramente a quantidade de acessos previstos pelo time de marketing em uma black friday, evitando assim quedas de sistema e consequentes perdas de vendas.
  • Identificação de oportunidades
Outra incrível vantagem é que ao contar com o BI, as empresas conseguem enxergar oportunidades ocultas. Um dos casos clássicos é o de uma das maiores redes de varejo norte-americana, que percebeu através de business intelligence uma recorrência muito grande em aquisição de cerveja e fraldas descartáveis na mesma compra, em especial durante a noite. Descobriu-se que normalmente homens iam às compras nesse horário para repor fraldas e aproveitavam para pegar umas latinhas do “suco de cevadis”. A rede imediatamente colocou gôndolas de fraldas e cerveja próximas umas das outras e viu seu faturamento aumentar.
  • Redução de custos
Isso é possível pois com o BI é possível identificar claramente alguns gargalos em processos e, assim, tomar atitudes que corrijam esses desvios. Essa otimização pode envolver gastos excessivos em várias áreas, desde custos com fornecedores, passando por custos com RH até custos não previstos.  
  • Aumento de lucratividade
É claro que com a otimização, decisões mais assertivas, identificação de oportunidades, prevenção de problemas e metas bem definidas, sua empresa estará muito mais pronta para decolar! O conjunto de vantagens da aplicação do business intelligence certamente proporciona aumento de lucratividade para um negócio, pois promove melhorias em diversas áreas.

E por onde começar?

O ideal é contar com profissionais com experiência na área. Para isso, você pode realizar a contratação de pessoas para sua equipe ou então buscar parcerias com empresas que possuem esse serviço em seu portfólio. A inside4u, por exemplo, tem know-how em implantação de ferramentas de business intelligence para otimizar o marketing do negócio. E aí, o que você está esperando para implantar o business intelligence em sua empresa?