Branding: O que é e qual a sua importância?
O QUE É BRANDING?
A definição de branding pode ser mais prática ou mais lúdica e, ambas, são importantíssimas para entender de fato esse conceito tão importante.
Se formos falar de forma mais direta, podemos dizer que o branding nada mais é do que a gestão completa de uma marca, o que inclui a criação de uma identidade visual, a definição de um propósito (ou como os antigos chamavam, uma “missão”) e um planejamento, a curto, médio e longo prazo, de como deixar a marca gravada na mente de clientes e potenciais consumidores.
Assim, o branding deve assegurar que a marca seja mais do que apenas um logo e um slogan, mas sim uma ferramenta bem planejada, estruturada e gerida a fim de garantir que o mercado e o público em geral entendam seu posicionamento e conheçam sua empresa, assegurando que, com o passar do tempo, sua reputação cresça positivamente – e se você ainda não conhece todas as vantagens de ter uma boa reputação, recomendamos esse outro artigo que publicamos em nosso blog.
Mas, o branding também é mais do que isso, é o responsável não apenas por representar sua marca, mas também por criar conexões com as pessoas, afinal, é isso que a maioria dos consumidores deseja: criar um relacionamento com suas marcas preferidas.
E é justamente essa a função do branding: assegurar que mais do que associar uma determinada cor ou identidade visual com a sua empresa, as pessoas também tenham lembranças e sensações positivas ao pensar nela. Afinal, cada vez mais as pessoas desejam se conectar com as empresas e seus propósitos – tema que tratamos com mais profundidade em outro artigo -, e todos esses fatores se tornam fundamentais para que sua marca seja escolhida no momento de decisão de compra, seja de um produto ou serviço.
Portanto, o branding ajuda a criar reconhecimento e valor para sua marca para além do produto que você oferece ao consumidor.
QUAL UM EXEMPLO DE BRANDING FORTE?
Para exemplificar o que estamos querendo dizer, vamos usar como exemplo o banco digital Nubank.
Com uma proposta de trazer mais praticidade para o dia a dia das pessoas, o Nubank tem como propósito “lutar contra a complexidade para empoderar pessoas”.
Em um mundo onde tudo acontece cada vez mais rápido, a desburocratização de processos é uma necessidade, principalmente para pessoas mais jovens que demandam maneiras mais simples de lidar com as obrigações – como comprovação disso basta ver a quantidade de empresas que surgiram nos últimos anos com o objetivo de otimizar o dia a dia das pessoas com compras online, refeições prontas e etc. -. Sendo assim, o Nubank acertou em cheio em sua aposta.
Como o objetivo do Nubank é oferecer uma experiência incrível e prática para um cliente mais versátil, toda a identidade visual e comunicação da marca está voltada para um viés mais descontraído, com o roxo como a cor principal, fontes minimalistas e mensagens informais e espontâneas.
E a estratégia do Nubank tem dado certo?
(spoiler: sim!)
Não podemos dizer quanto ao crescimento financeiro da empresa, mas quando se trata de se conectar com os consumidores, o Nubank não deixa a desejar: após o início de suas operações no México, em 2019, eles conquistaram 1.5 milhões de clientes e uma taxa de 94 pontos no índice de satisfação (tudo isso em apenas 3 anos!)
No Brasil, o roxinho já conta com 52,4 milhões de clientes, ou seja, só aqui em terras tupiniquins, o Nubank já tem mais clientes do que a população completa da Coreia do Sul! (gostaram dessa, kpoppers? 🕺🏻)
POR QUE O BRANDING É IMPORTANTE?
Como mencionado anteriormente, criar conexão com empresas têm sido uma forte tendência dos consumidores nos últimos anos. Somado a isso, temos o fato de que em um mundo cada vez mais conectado, a competitividade cresce a cada dia, por isso, se você não quer perder clientes e ficar para trás nessa corrida, é preciso garantir que sua marca tenha uma “personalidade” com a qual possíveis consumidores possam se conectar.
Em uma pesquisa realizada pela Edelman Earned Brand, a consultoria constatou que 56% dos brasileiros afirmam consumir ou boicotar marcas de acordo com o posicionamento delas diante de questões sociais relevantes e que 60% dos consumidores entre 23 e 37 anos afirmam que o posicionamento das marcas frente questões sociais afetam suas escolhas de compra.
Tais dados demonstram que nem sempre o preço ou qualidade são os fatores mais importantes para que uma pessoa decida consumir uma determinada marca, já que muitos estão dispostos a fazer suas escolhas com base no quanto eles se identificam com os propósitos e valores da empresa.
Por isso, o branding funciona como um poderoso aliado, ajudando a criar uma marca com a qual os consumidores possam se identificar e ter boas experiências.
COMO CONSTRUIR O BRANDING?
Agora que está claro o que é o branding, confira quais são os pontos fundamentais para começar a construir um para sua empresa:
Defina suas personas
Em primeiro lugar, você precisa saber com quem quer se comunicar para estabelecer estratégias para chegar até esse grupo e, também, para criar um branding certeiro, afinal, assim você conseguirá construir uma imagem completamente com base no público que você quer atingir, pois já terá definido quem quer atrair para o seu negócio.
Por isso, a definição das personas, ou seja, o perfil do cliente ideal, é fundamental para que você consiga criar conteúdos e materiais em geral que sejam compatíveis com os gostos e preferências pessoais desses indivíduos, tornando o caminho para impactá-los menos tortuoso.
Decida qual será o seu propósito
Para prosperar atualmente, uma empresa precisa, primeiramente, ter um propósito.
Cada vez mais as pessoas se dedicam a trabalhar, fazer e consumir aquilo que elas realmente gostam, o que as move de alguma forma. Por isso, ter um propósito que gere engajamento racional e emocional, irá te ajudar a atrair um público que se identifica com a sua empresa.
Sendo assim, é necessário definir qual é o propósito da sua marca, quais bandeiras ela levanta e quais causas defende, pois, dessa forma, você estará um passo mais perto de conseguir o apoio do público que também se identifica com essas questões.
Então, definir um propósito e os valores da sua marca é crucial para uma boa estratégia de branding.
E se você quer saber mais sobre a importância de ter um propósito, recomendamos a leitura do artigo “O segredo das organizações de crescimento exponencial”, também publicado aqui em nosso site!
O que é propósito?
Os propósitos não são declarações ou representações de algo que seja possível de ser realizado hoje, mas sim ambiciosos, aspiracionais e têm como foco criar uma mudança, um futuro diferente.
O Google, por exemplo, tem o seguinte propósito: “Organizar a informação do mundo”.
É possível afirmar hoje que o Google organiza a informação do mundo? A resposta é não, mas isso não importa, porque o propósito continua ali, e as pessoas que compõem essa empresa continuam trabalhando para que ele se torne realidade e seus clientes continuam acreditando na empresa.
Defina uma identidade visual
Para criar familiaridade com a sua marca, é preciso que as pessoas consigam reconhecê-la. Nesse sentido, é essencial definir uma identidade visual clara e assertiva, que impacte possíveis clientes positivamente e assegure que eles irão reconhecer seus materiais.
Entre os itens abrangidos nesse quesito podemos mencionar a cartela de cores que você usará em materiais de divulgação e redes sociais, logo, site, tipografia e enfim, tudo que seja pertinente ao visual da sua empresa.
Para se aprofundar neste tema, confira nosso artigo “Identidade visual: um fator determinante para que você consiga bons negócios”.
Crie uma personalidade para sua marca
Nesse ponto, o tom de voz é extremamente importante.
Como você quer se comunicar com seus clientes? Ou, melhor ainda, qual é a impressão que você quer passar para eles? Se você quer que sua marca seja percebida como jovem e conectada, é necessário utilizar uma linguagem mais descontraída e estar por dentro das gírias e memes atuais. Já se você deseja passar uma imagem de seriedade, pode redigir textos com palavras mais rebuscadas e formais.
A personalidade da marca ajudará a guiar como você se relaciona com seus clientes e, para isso, é importante também que você já tenha definido quais são as suas personas (como dito no item 1), para que você possa criar uma comunicação que seja efetiva.
Nesse sentido, é ideal que você também considere as redes sociais e formatos (vídeos, fotos, podcast, etc.) que sejam mais atrativos para suas personas.
O trabalho de estabelecer um branding não é simples e demanda bastante dedicação, contudo, a longo prazo os resultados farão todo o esforço valer a pena.
Agora que você já sabe o que é o branding e porque ele é importante, está na hora de começar a elaborar o seu para se conectar com o público de forma efetiva. E se você não sabe exatamente por onde começar a construir o branding, pode contar com a ajuda de especialistas que tenham experiência e know-how no assunto. Na inside4u, por exemplo, trabalhamos de forma consultiva, alinhando todos os pilares da sua empresa para conseguir construir o melhor branding possível para você alcançar todo o seu público potencial. Para saber mais, converse com a gente hoje mesmo!
Dica do Especialista
Quando falamos sobre Branding, muita coisa está envolvida. O Design, por exemplo, é um dos passos mais importantes dentro desse processo de criação de uma marca.
A criação de uma marca como um todo é bem interessante, não só para o cliente que terá um resultado mais completo, mas também para o profissional da área que pode oferecer mais serviços.
E minha dica para aumentar seus conhecimentos sobre branding é o livro Marcas – Design Estratégico da Cecilia Consolo, que mostra a importância de se ter um designer na parte estratégica de equipes que gerenciam os projetos, onde estão concentrados a marca e identidade corporativa.
É um livro de fácil leitura, mas ainda assim profundo, onde conseguimos ver a abordagem da autora sobre a criação de marcas em diversos momentos, pontos e conceitos que nem sempre conseguimos encontrar com facilidade.
- Lucas Camargo, Diretor de Arte na inside4u